REUNIÃO

Embratur e ABIH debatem expectativa de 100% de recuperação do setor hoteleiro no fim do ano

A ABIH está conduzindo uma pesquisa sobre o impacto das festas de fim de ano no Brasil e a previsão é de que muitos destinos cheguem aos 100% da operação
Divulgação/Embratur
Presidente da Embratur, Gilson Machado (D), recebe o presidente da ABIH, Manoel Linhares, na sede da Agência

Brasília, 08/12/2022 – O ano de 2022 marca a consolidação da retomada do turismo pelo mundo e, no Brasil, a expectativa é de que as festividades de fim de ano contribuam para os setores alcançarem 100% da operação registrada em 2019. Nesta quarta-feira (07/12), o presidente da Embratur, Gilson Machado, e o presidente nacional da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH), Manoel Linhares, se reuniram na sede da Agência para debater como o Natal e o Réveillon vão contribuir para atingir os índices pré-pandemia.

 

No encontro, Linhares informou que a ABIH está conduzindo uma pesquisa sobre o impacto das festas de fim de ano no Brasil e a previsão é de que muitos destinos cheguem aos 100% da operação em dezembro e alguns até superem os números de 2019. A associação representa cerca de 32 mil meios de hospedagem em todo o Brasil e está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal por meio das ABIH’s estaduais.

 

O otimismo também se confirma em levantamento da Gerência de Inteligência Mercadológica e Competitiva da Embratur junto à Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). Os dados apontam que mais de 1,02 milhão de passagens internacionais já foram compradas para curtir destinos do Brasil entre dezembro de 2022 e março de 2023.

 

“A Embratur tem se empenhado no papel de atrair cada vez mais turistas estrangeiros ao país, gerando emprego e renda e colaborando para a recuperação econômica destacada do Brasil em seus mais diversos setores”, ratificou Gilson Machado.

 

Patamar pré-pandemia

 

A ocupação hoteleira nacional chegou a 59,2% entre os meses de janeiro e outubro deste ano, de acordo com levantamento do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). O dado equivale exatamente a mesma ocupação hoteleira se comparado ao mesmo período de 2019, antes da pandemia Covid 19.

 

O estudo foi realizado em 447 hotéis de redes associadas responsáveis por 70.923 unidades habitacionais (UHs) e também traz um comparativo com o ano de 2021. Entre os meses de janeiro e outubro de 2022, a taxa de ocupação dos resorts no país cresceu 58,6% em relação ao ano passado, alcançando o patamar de 59,2% contra 37,3% no mesmo período de 2021.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.