REUNIÃO

Embratur e ABIH debatem expectativa de 100% de recuperação do setor hoteleiro no fim do ano

A ABIH está conduzindo uma pesquisa sobre o impacto das festas de fim de ano no Brasil e a previsão é de que muitos destinos cheguem aos 100% da operação

Divulgação/Embratur
Presidente da Embratur, Gilson Machado (D), recebe o presidente da ABIH, Manoel Linhares, na sede da Agência

Brasília, 08/12/2022 – O ano de 2022 marca a consolidação da retomada do turismo pelo mundo e, no Brasil, a expectativa é de que as festividades de fim de ano contribuam para os setores alcançarem 100% da operação registrada em 2019. Nesta quarta-feira (07/12), o presidente da Embratur, Gilson Machado, e o presidente nacional da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH), Manoel Linhares, se reuniram na sede da Agência para debater como o Natal e o Réveillon vão contribuir para atingir os índices pré-pandemia.

 

No encontro, Linhares informou que a ABIH está conduzindo uma pesquisa sobre o impacto das festas de fim de ano no Brasil e a previsão é de que muitos destinos cheguem aos 100% da operação em dezembro e alguns até superem os números de 2019. A associação representa cerca de 32 mil meios de hospedagem em todo o Brasil e está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal por meio das ABIH’s estaduais.

 

O otimismo também se confirma em levantamento da Gerência de Inteligência Mercadológica e Competitiva da Embratur junto à Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). Os dados apontam que mais de 1,02 milhão de passagens internacionais já foram compradas para curtir destinos do Brasil entre dezembro de 2022 e março de 2023.

 

“A Embratur tem se empenhado no papel de atrair cada vez mais turistas estrangeiros ao país, gerando emprego e renda e colaborando para a recuperação econômica destacada do Brasil em seus mais diversos setores”, ratificou Gilson Machado.

 

Patamar pré-pandemia

 

A ocupação hoteleira nacional chegou a 59,2% entre os meses de janeiro e outubro deste ano, de acordo com levantamento do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). O dado equivale exatamente a mesma ocupação hoteleira se comparado ao mesmo período de 2019, antes da pandemia Covid 19.

 

O estudo foi realizado em 447 hotéis de redes associadas responsáveis por 70.923 unidades habitacionais (UHs) e também traz um comparativo com o ano de 2021. Entre os meses de janeiro e outubro de 2022, a taxa de ocupação dos resorts no país cresceu 58,6% em relação ao ano passado, alcançando o patamar de 59,2% contra 37,3% no mesmo período de 2021.