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Turistas estrangeiros deixaram US$ 4,4 bilhões no Brasil até novembro de 2022

Com entrada de viajantes internacionais em alta, dados divulgados pelo Banco Central mostram que o setor está bem próximo de recuperar o patamar registrado em 2019
Divulgação/Embratur-Sebrae
Somente no mês de novembro, a receita gerada pelos viajantes estrangeiros no Brasil foi de US$ 443 milhões

Brasília, 23/12/2022 – O gasto de turistas estrangeiros no Brasil chegou a US$ 4,4 bilhões entre janeiro e novembro de 2022. Os dados revelados pelo Banco Central mostram que o setor está bem próximo de recuperar o patamar registrado em 2019, quando o mesmo período computou US$ 5,4 bilhões.

 

Somente no mês de novembro, a receita gerada pelos viajantes estrangeiros no Brasil foi de US$ 443 milhões, contra US$ 456 milhões em novembro de 2019, o último ano antes da pandemia de Covid-19.

 

A tendência para os próximos meses é de manter o crescimento, com o começo do verão e da alta temporada brasileira. De acordo com levantamento da Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur, mais de 1,07 milhão de passagens com origem de diversos países já foram compradas para o Brasil para o período entre dezembro de 2022 e março de 2023.

 

“A Embratur tem trabalhado intensamente para atrair turistas estrangeiros, colaborando para a recuperação econômica do Brasil. Os esforços que temos feito para divulgação do país estão gerando resultados importantes e ja estamos com o equivalente a 80% dos gastos de estrangeiros medidos em 2019”, afirma o presidente da Embratur, Gilson Machado.

 

Para comprovar o cenário de retomada, o setor havia registrado gastos de US$ 2,5 bilhões e de US$ 2,6 bilhões ao longo de 11 meses em 2021 e 2020, respectivamente. Nesses dois anos, a receita final gerada foi de US$ 2,9 bilhões cada. O ano de 2019 registrou US$ 5,9 bilhões em gastos de turistas estrangeiros. O recorde histórico segue sendo de 2014, ano da Copa do Mundo de futebol, com US$ 6,84 bilhões.

 

Mais de 3 milhões de turistas estrangeiros

 

O gasto de turistas estrangeiros em elevação reflete também o salto do número de entrada de viajantes internacionais no Brasil. Em novembro, o país superou a marca de 3,1 milhões de turistas de outros países recebidos pela primeira vez desde 2019. O dado captado pela Embratur, em conjunto com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal, foi registrado entre janeiro e novembro de 2022 e já supera os últimos dois anos somados: 2020 (2,1 milhões) e 2021 (745,8 mil). O levantamento considera visitantes do exterior que passam pelo menos uma noite no Brasil, conforme metodologia recomendada pela Organização Mundial de Turismo (OMT).

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.