Brasília, 26/12/2022 – Empenhada em atrair cada vez mais turistas estrangeiros ao Brasil, a Embratur intensificou debates e reuniões com empresas aéreas em 2022. A meta de aumentar a conectividade do país com o mundo – setor muito prejudicado pelas restrições impostas pela pandemia de Covid-19 –, somada ao alívio dos cancelamentos, suspensões e adiamentos, traz um resultado histórico ainda em dezembro: a malha aérea internacional brasileira deve encerrar o ano com 105,4% da capacidade registrada em dezembro de 2019.
De acordo com o levantamento da Gerência de Inteligência Mercadológica e Competitiva da Embratur junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), este mês terá um total de 5.270 voos desembarcando no Brasil, contra 4.981 computados no mesmo período de 2019.
“As estratégias da Embratur para aumentar a entrada de turistas estrangeiros no Brasil estão dando resultado e contribuem para a estabilização da economia do país. Com o fim das restrições, a tendência é que o tráfego aéreo internacional esteja cada dia mais acelerado e todo o setor do turismo se beneficie com isso”, afirma o presidente da Embratur, Gilson Machado.
O número previsto para encerrar o mês de dezembro também mostra crescimento de 16,78% em relação ao mês passado, quando 4.367 voos internacionais desembarcaram no país. O resultado é ainda mais positivo se comparado a dezembro de 2021: salto de 140,89% na oferta mensal de voos, passando de 2.188 para 5.270.
Ainda conforme dados levantados pela Embratur, estão previstos até o momento o acréscimo de 183 voos entre dezembro 2022 e julho de 2023 – entre voos novos, retomadas de voos e frequências adicionais de rotas internacionais já existentes.
América Latina domina
Atualmente, a região que mais possui conectividade com o Brasil é a América Latina, com seus 3.189 voos mensais. A Europa aparece na segunda posição, com 1.085 voos, seguida pela América do Norte, com 766 voos.
Em dezembro de 2022, a América Latina registrou um aumento em torno de 24,35%, enquanto a Ásia também se destacou com 21,88% em relação ao mês de novembro.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.