VERÃO ATRAENTE

Em apenas um dia, Argentina registra 21 mil turistas do país atravessando a fronteira com o Brasil

Número recorde de veranistas do país vizinho foi registrado na fronteira entre Paso de los Libres, na Argentina, e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Embratur mantém campanha ativa no país vizinho para atrair cada vez mais viajantes para curtir o verão no país
Divulgação/Ministério do Interior argentino
A ligação entre a cidade de Paso de los Libres, na Argentina, e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul

Brasília, 05/01/2023 – O verão brasileiro nunca foi tão requisitado pelos argentinos quanto o de 2022/2023. De acordo com o Centro de Fronteira da Argentina, somente na segunda-feira (02/01), mais de 21 mil “hermanos” atravessaram a Ponte Internacional Agustín Justo/Getúlio Vargas, que faz a ligação entre a cidade de Paso de los Libres, na Argentina, e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. O número representa 300% a mais do que os apresentados na temporada anterior e também é 20% maior em relação ao registrado no período pré-pandemia (18 mil viajantes). A informação foi divulgada pelo jornal La Nación, da Argentina.

 

Embora o número de 21 mil viajantes atravessando a fronteira em um dia seja o maior dos últimos anos, as autoridades imigratórias da Argentina acreditam que o pico ainda está por vir. A expectativa é que até 25 mil pessoas por dia deixem a Argentina rumo ao Brasil somente por esta fronteira.

 

A conectividade aérea também demonstra cenário otimista. De acordo com levantamento da Gerência de Inteligência Mercadológica e Competitiva da Embratur junto à Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), a Argentina lidera o ranking de passagens aéreas compradas para o verão 2022/23 no Brasil. Dos mais de 1,1 milhão de bilhetes adquiridos para os vários destinos brasileiros, 217.628 têm origem na Argentina.

 

Campanha na América Latina

 

Em busca de ampliar a presença dos sul-americanos no verão brasileiro, a Embratur iniciou campanha publicitária ainda em novembro de 2022. Com o tema, “¡Ven a vivir el calor de Brasil!”, as peças convidam viajantes de Argentina, Chile, Paraguai, Colômbia, Peru e Panamá para vivenciar experiências incríveis de praia, sol, natureza e aventura.

 

A ação em parceria com o Sebrae ocorre até 15 de janeiro e tem como objetivo consolidar o Brasil como o destino sul-americano mais completo em termos de atrativos. A campanha está sendo veiculada em TVs (aberta e fechada), mídia exterior, jornal e internet.

 

Retomada do Turismo

 

O panorama concreto de retomada do turismo também pode ser evidenciado pelos números apresentados em 2022. Em novembro, o Brasil superou a marca de 3,1 milhões de turistas estrangeiros recebidos pela primeira vez desde 2019, ano anterior à pandemia.

 

O desempenho superou os últimos dois anos somados: 2020 (2,1 milhões) e 2021 (745,8 mil). Com as festas de fim de ano e o verão a pleno vapor em dezembro, a tendência é que a entrada de estrangeiros tenha dado um salto ainda maior.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.