VERÃO ATRAENTE
Em apenas um dia, Argentina registra 21 mil turistas do país atravessando a fronteira com o Brasil
Número recorde de veranistas do país vizinho foi registrado na fronteira entre Paso de los Libres, na Argentina, e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Embratur mantém campanha ativa no país vizinho para atrair cada vez mais viajantes para curtir o verão no país

Brasília, 05/01/2023 – O verão brasileiro nunca foi tão requisitado pelos argentinos quanto o de 2022/2023. De acordo com o Centro de Fronteira da Argentina, somente na segunda-feira (02/01), mais de 21 mil “hermanos” atravessaram a Ponte Internacional Agustín Justo/Getúlio Vargas, que faz a ligação entre a cidade de Paso de los Libres, na Argentina, e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. O número representa 300% a mais do que os apresentados na temporada anterior e também é 20% maior em relação ao registrado no período pré-pandemia (18 mil viajantes). A informação foi divulgada pelo jornal La Nación, da Argentina.
Embora o número de 21 mil viajantes atravessando a fronteira em um dia seja o maior dos últimos anos, as autoridades imigratórias da Argentina acreditam que o pico ainda está por vir. A expectativa é que até 25 mil pessoas por dia deixem a Argentina rumo ao Brasil somente por esta fronteira.
A conectividade aérea também demonstra cenário otimista. De acordo com levantamento da Gerência de Inteligência Mercadológica e Competitiva da Embratur junto à Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), a Argentina lidera o ranking de passagens aéreas compradas para o verão 2022/23 no Brasil. Dos mais de 1,1 milhão de bilhetes adquiridos para os vários destinos brasileiros, 217.628 têm origem na Argentina.
Campanha na América Latina
Em busca de ampliar a presença dos sul-americanos no verão brasileiro, a Embratur iniciou campanha publicitária ainda em novembro de 2022. Com o tema, “¡Ven a vivir el calor de Brasil!”, as peças convidam viajantes de Argentina, Chile, Paraguai, Colômbia, Peru e Panamá para vivenciar experiências incríveis de praia, sol, natureza e aventura.
A ação em parceria com o Sebrae ocorre até 15 de janeiro e tem como objetivo consolidar o Brasil como o destino sul-americano mais completo em termos de atrativos. A campanha está sendo veiculada em TVs (aberta e fechada), mídia exterior, jornal e internet.
Retomada do Turismo
O panorama concreto de retomada do turismo também pode ser evidenciado pelos números apresentados em 2022. Em novembro, o Brasil superou a marca de 3,1 milhões de turistas estrangeiros recebidos pela primeira vez desde 2019, ano anterior à pandemia.
O desempenho superou os últimos dois anos somados: 2020 (2,1 milhões) e 2021 (745,8 mil). Com as festas de fim de ano e o verão a pleno vapor em dezembro, a tendência é que a entrada de estrangeiros tenha dado um salto ainda maior.
Notícias recentes
Presidente da Embratur negocia na Câmara dos Deputados benefício fiscal para setor do turismoAVISO DE ABERTURA DE SESSÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE – EMBRATUR/GPPMD nº 02/2022
Joinville (SC) será o próximo destino de capacitação da Embratur
Embratur, GRU Airport e Condor debatem retorno de voos Alemanha-Brasil
Conectividade em alta: Embratur participa de lançamento da Jetsmart de voos Brasil-Chile e Brasil-Argentina
Embratur participa do 4º Fórum CLIA Brasil 2022
Em Guayaquil, Embratur se reúne com associações para criar oportunidades de negócios
Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur
Roadshows pela Europa: Embratur inicia ciclo de rodada de negócios
Gestores de turismo de Recife (PE) recebem capacitação para promover turismo internacional
Ver mais notícias