Brasília – 18/01/2023 – O Parque Nacional do Lençóis Maranhenses (MA) e a cultura gastronômica de Manaus foram eleitos como algumas das melhores experiências do mundo para se vivenciar. O levantamento foi feito pelo jornal The New York Times, que selecionou 52 destinos turísticos mundiais, incluindo praias paradisíacas e regiões montanhosas.
Ocupando a 11ª colocação do ranking, os Lençóis Maranhenses são um dos destinos mais procurados pelos turistas no país e contemplam natureza e aventura no maior campo de dunas do Brasil. Segundo a publicação, a região abriga “um horizonte de dunas de areia branca e ondulante que se erguem ao sol e descem para lagoas verdes e azuis sobrenaturais cheias de água da chuva”.
Já sabendo da potencialidade turística dos Lençóis Maranhenses, a Embratur realizou, em outubro de 2022, um workshop em parceria com o Sebrae, com representantes do trade turístico do Maranhão. O objetivo foi agregar conhecimento para quem opera o turismo na região, com um olhar especialmente voltado para o turista que vem de fora do país. O melhor período para visitação dos Lençóis é de maio a setembro, onde as lagoas alcançam alta/média profundidade.
Manaus
A capital do Amazonas ganhou a 41ª posição no ranking pela boa experiência gastronômica. Segundo o jornal norte-americano, os ingredientes amazônicos utilizados em sua culinária merecem destaque, como o tacacá, pirarucu, pacu, bolinho de surubim, matrinxã, tucunaré, açaí e outros.
O levantamento destaca também o restaurante Biatüwi, com estrela Michelin, que reúne ingredientes tipicamente amazônicos e toda a sua peculiaridade, onde o turista pode experimentar cabaças fumegantes de tacacá em uma barraca em frente ao Teatro Amazonas ou apreciar um tucupi em garrafas plásticas.
Em 2003, o Complexo de Conservação da Amazônia Central conquistou o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. A região possui uma área de mais de seis milhões de hectares sendo uma das mais ricas do planeta em biodiversidade, ecossistemas como várzea, florestas de igapó, lagos e canais aquáticos com a maior variedade de peixes elétricos do mundo. A área é formada pelo Parque Nacional do Jaú, as reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã e o Parque Nacional Anavilhanas.
Anualmente, o The New York Times lista os 52 melhores lugares do mundo para visitar. O ranking de 2023 destaca a culinária, cultura, aventura, belezas naturais e outros. O levantamento pode ser consultado na íntegra aqui.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.