Embratur estabelece canal permanente de diálogo com empresas aéreas para ampliar malha internacional brasileira
A iniciativa foi instituída em reunião entre o presidente Marcelo Freixo e representantes das operadoras
Renato Vaz/Embratur
Reunião com representantes de companhias aéreas estabeleceu canal permanente de diálogo com as operadoras
Brasília, 26/01/2023 – Ampliar a conectividade do Brasil com o mundo é uma das metas da Embratur e, nesta quarta-feira (25/01), foi dado passo importante para isso. O presidente da instituição, Marcelo Freixo, se reuniu com representantes de companhias aéreas e estabeleceu um canal permanente de diálogo com as operadoras. O objetivo é dar escala as ações da Agência e torná-las mais eficientes.
Freixo recebeu Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e o CEO da Azul, John Rodgerson. “Abrimos esse canal para fortalecermos e ampliarmos a conectividade internacional ao Brasil e a efetividade das nossas ações no exterior”, afirmou Freixo. “Esse é um marco importante de retomada das diretrizes da Embratur em parceria com o mercado e de uma nova gestão focada em resultados consistentes”, completou.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o volume de passageiros pagos transportados em voos domésticos e internacionais alcançou 97,8 milhões em 2022, o maior patamar anual desde 2020, quando teve início a pandemia de Covid-19.
Somente em voos domésticos foram 82,2 milhões de pessoas, com crescimentos de 31,4% em relação a 2021 e de 81,8% ante 2020, respectivamente. Em comparação com 2019, esse total representou 86,5% da movimentação naquele ano.
Já no mercado internacional, foram 15,6 milhões de passageiros, com aumentos de 226% em comparação com 2021 e de 131% diante do ano anterior. Esse fluxo total correspondeu a 64,7% do número registrado em 2019.