PRESS TRIP

Embratur traz jornalistas franceses para cobrir Carnaval do RJ

O objetivo da Agência é promover o turismo e trazer mais visitantes da França para o Brasil
Divulgação/Embratur
O Cristo Redentor é um dos cartões postais que serão visitados no Rio

Brasília (DF), 16/02/2023 – A Embratur trouxe cinco jornalistas de importantes veículos franceses para cobrir o Carnaval do Rio de Janeiro e divulgar de forma positiva o Brasil no país europeu. O grupo estará por aqui entre 17 e 22 de fevereiro.

 

A França é a nação que mais emite turistas para o Brasil na Europa. Entretanto, por questões políticas, o antigo governo interrompeu todas as ações de promoção do turismo naquele país. O objetivo da iniciativa é retomar as relações com os franceses e atrair visitantes.

 

A ação também está conectada ao novo momento da Agência, marcado pela retomada da Marca Brasil, ponto de partida do reposicionamento da imagem do país no exterior, com foco na sustentabilidade, diversidade e respeito à democracia.

 

“Os laços da Embratur com o mercado francês foram rompidos nos últimos anos e vamos refazê-los. Essa reaproximação com os franceses é primordial para atrair mais turistas ao Brasil no curto prazo”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

 

De acordo com o Anuário Estatístico do Turismo do Ministério do Turismo, em 2019, 257,5 mil franceses franceses visitaram o Brasil, o equivalente a 17% dos europeus que viajaram ao nosso país.

 

Diversidade, cultura e gastronomia

 

A programação foi preparada pela agência, em parceria com o Sebrae e com o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB/VisitRio). “O país da sustentabilidade, da diversidade e do respeito às pessoas e a natureza está de volta. E nada melhor do que uma festa da democracia, plural e inclusiva como o Carnaval para começar a reconstruir nossa imagem no exterior”, explicou Freixo.

O presidente-executivo do Rio CVB/VisitRio, Carlos Werneck, acredita que a ação contribui para aumentar a visibilidade e valorizar a boa imagem do país e do Rio de Janeiro no exterior. “A imprensa tem um papel de extrema relevância na promoção do destino. Essa ação de aproximação é estratégica. Nossa expectativa é voltar a ser um dos principais destinos turísticos para estrangeiros”, disse.

 

Nesse contexto, o roteiro contempla pontos turísticos tradicionais, como as visitas ao Cristo Redentor e ao Pão de Açúcar, mas também engloba experiências de contato com a natureza – Floresta da Tijuca e Jardim Botânico – e culturais, como ida ao Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB). Os jornalistas vão ver de perto a alegria e a receptividade do brasileiro, sentindo a atmosfera das festas e acompanhando os desfiles do grupo especial das escolas de samba.

 

Eles também vão experimentar a culinária local, proporcionando experiências gastronômicas com pratos tradicionais do Brasil, como a feijoada.

 

Vale ressaltar que iniciativas como essa são ferramentas importantes na promoção internacional do turismo.

 

Ao vivenciar experiências autenticas, os jornalistas podem comunicar aos seus leitores, potenciais viajantes ao Brasil, e contribuir com a decisão de viagens de milhares de novos turistas ao Brasil, o que significa emprego e renda para os brasileiros.