O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, realizou uma série de reuniões de negócios com operadoras de turismo de Portugal durante o segundo dia da Feira Internacional de Lisboa, um dos eventos de turismo mais importantes da Europa. Os encontros aconteceram nesta quinta-feira (02/03), no estande da Embratur.
Freixo se reuniu com a presidente da TAP, Christine Ourmières-Widener, para tratar da ampliação de voos entre Lisboa e Brasil em 2023. “Nós temos nos reunido com os presidentes das companhias aéreas e ficamos muito felizes com a decisão da TAP em ampliar as rotas. Estamos numa fase de retomada do turismo e o potencial de trazer mais europeus através dos voos da companhia é enorme. Em 2005, 350 mil portugueses vieram ao Brasil. Em 2022 foram pouco mais de 150 mil. Nós temos potencial para retomar a antiga marca e a TAP será uma parceira importante”, afirmou Freixo.
O presidente também recebeu a diretora de Marketing de El Corte Inglès, a brasileira Mariana Duque. A empresa espanhola é uma das maiores lojas de departamento do mundo e também atua como agência de viagens, por meio do programa Viajes el Corte Inglés. A Embratur e a companhia farão ações conjuntas para trazer mais turistas europeus ao Brasil, a partir do intercâmbio de dados sobre destinos e preferências dos consumidores.
Uma das iniciativas será promover destinos pouco conhecidos pelos europeus através da venda casada com outros lugares turísticos brasileiros que já são consolidados no exterior. “A conversa com Viajes El Corte Inglés foi uma constatação de que estamos no caminho certo ao redesenhar programas na Embratur, uma verdadeira injeção de ânimo. Há espaço para crescermos, e muito, na promoção do Brasil em parceria com grandes marcas na Europa. Encontramos pontos de conexão fortes, como priorizar sustentabilidade e incorporar tecnologias às ações promocionais”, afirmou a diretora de Negócios e Marketing Internacional, Jaqueline Gil.
Freixo também se encontrou com executivos das agências de viagens Abreu, a maior de Portugal, Solférias e Exótico. A Embratur vai articular as ações de promoção no país com estratégias de vendas dos produtos no mercado português para melhorar os resultados das iniciativas da agência e tornar os destinos brasileiros mais competitivos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.