07/03/2023 – A Embratur fará uma parceria com a Agência de Promoção de Exportações da Alemanha (IPD) para apoiar o turismo sustentável e de base comunitária no Brasil. O assunto foi tratado na reunião nesta terça-feira (07), na Feira Internacional de Berlim, entre o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a vice-diretora da IPD, Judith Emerling, e o gerente de sustentabilidade da instituição, Marius Türmmich.
A agência alemã já presta auxílio financeiro a iniciativas ligadas à sustentabilidade em diversos países e agora planeja que o Brasil seja o foco das ações na América Latina. O objetivo é, por meio da promoção da sustentabilidade e do turismo comunitário, fazer com que mais europeus, interessados em viagens dessa natureza, visitem o Brasil.
Segundo Emmerling, turistas oriundos da Europa valorizam experiências que não provoquem impacto na emissão de carbono e que gerem impactos positivos em pequenas comunidades que estejam comprometidas com a conservação ambiental, como quilombolas, caiçaras, ribeirinhos e indígenas.
Durante o encontro, Marcelo Freixo e a diretora de Negócios e Marketing Internacional, Jaqueline Gil, reafirmaram que o engajamento com a agenda climática é compromisso prioritário da nova Embratur e que uma gerência foi criada para se dedicar ao tema.
“O Brasil da sustentabilidade e da promoção da diversidade está de volta, e a Embratur é uma das expressões disso. Nós estamos trabalhando para que o turismo seja um motor do engajamento do turismo em programas de conservação das florestas e demais biomas, da proteção dos direitos dos povos tradicionais e da redução da emissão de carbono. Além de ser uma questão de defesa da vida e do planeta, esse é um valor fundamental para que o Brasil seja um destino mais competitivo no turismo internacional”, avaliou o presidente.
Conectividade aérea
Freixo também recebeu no estande da Embratur o gerente de Novos Negócios da companhia aérea Condor, Oliver Feess. A empresa, que operava linhas que ligavam a Alemanha a Salvador, Recife, Fortaleza e Rio de Janeiro, suspendeu todas as operações para o Brasil entre 2016 e 2019, mas existe a intenção de retomar esses voos.
Segundo Feess, a companhia, que usava aeronaves para 250 passageiros, agora está operando com aviões com 310 lugares. Ele explicou que, para que voos ao Brasil sejam economicamente viáveis para a companhia, é necessário ampliar a promoção dos destinos brasileiros para que mais europeus se interessem em visitar o país.
“O turismo internacional gera emprego e, para recebermos mais turistas estrangeiros, um dos fatores principais é a ampliação da malha aérea que tenha o Brasil como destino. Estudo da FGV, antes da pandemia, mostrou que a cada R$ 1 investido na promoção internacional do turismo brasileiro, R$ 20 são injetados na economia. Nós vamos trabalhar na perspectiva de aumentar o interesse pelo Brasil e também ampliar a demanda para viajar e conhecer nosso país”, explicou Freixo.
Nesta quarta-feira (08), o presidente da Embratur se reunirá com o gerente-geral da Latam na Europa e nos Estados Unidos, Thibaud Morand, para tratar do mesmo assunto.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.