16/03/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu nesta quinta-feira (16) com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante. Durante o encontro, foram tratadas as possibilidades de parceria e a participação da agência em editais e programas do banco. Também foi discutida a ampliação de linhas de crédito do BNDES destinados a micro, pequenas, médias e grandes empresas turísticas com foco em projetos de inovação, sustentabilidade e ecoturismo.
“Precisamos olhar o turismo como um produto de exportação do Brasil. Ele é estratégico para inclusão produtiva e geração de emprego e renda. Além disso, fortalece identidades culturais, promove a conservação da sociobiodiversidade e fomenta a regeneração de ecossistemas. E todos esses temas são consonantes com a política que o BNDES quer desempenhar”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
O presidente do BNDES participou da reunião ao lado da diretora socioambiental Tereza Campello, de gestores e de técnicos de diversas áreas do banco. Ele acolheu os pleitos da Embratur e afirmou que irá aguardar a apresentação das propostas. “Projetos bons terão financiamento aqui no BNDES”, declarou Mercadante.
Soluções inovadoras
Para o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, o BNDES Garagem, programa de investimento em startups do banco de fomento, é um dos caminhos em que empresas inovadoras no turismo, as chamadas Turistechs, podem acessar consultorias técnicas e impulso financeiro para o desenvolvimento de soluções inovadoras que aprimorem a qualidade da experiência do turista estrangeiro no Brasil.
“Teremos no Rio de Janeiro a realização do Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo. Junto com o BNDES, queremos otimizar a oportunidade para buscar soluções, por exemplo, para aprimorar a qualidade dos dados relativos ao turismo de estrangeiros no Brasil e, assim, termos mais subsídios para decisões de investimentos em promoção internacional”, afirmou o diretor.
Jaqueline Gil, diretora de Marketing, Negócios e Sustentabilidade, destacou a importância do estímulo ao desenvolvimento de inovação com foco na sustentabilidade. “Para fomentarmos mais exportações de serviços, por meio do turismo, precisamos consolidar critérios de sustentabilidade e promover ações climáticas no turismo internacional do Brasil, em alinhamento às necessidades da nossa década e, também, das demandas dos turistas que queremos atrair”, disse.
Na reunião, a Embratur também manifestou o interesse de colaborar da concepção e construção do Museu do Cais do Valongo, projeto que tem o BNDES como um dos proponentes.
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A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
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Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.