AVANÇO
Embratur alinha parceria com BNDES para fomentar turismo internacional do Brasil
Em reunião entre o presidente da Agência, Marcelo Freixo, e o presidente do Banco, Aloizio Mercadante, foi debatido a ampliação de produtos e serviços turísticos globais em linhas de crédito

16/03/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu nesta quinta-feira (16) com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante. Durante o encontro, foram tratadas as possibilidades de parceria e a participação da agência em editais e programas do banco. Também foi discutida a ampliação de linhas de crédito do BNDES destinados a micro, pequenas, médias e grandes empresas turísticas com foco em projetos de inovação, sustentabilidade e ecoturismo.
“Precisamos olhar o turismo como um produto de exportação do Brasil. Ele é estratégico para inclusão produtiva e geração de emprego e renda. Além disso, fortalece identidades culturais, promove a conservação da sociobiodiversidade e fomenta a regeneração de ecossistemas. E todos esses temas são consonantes com a política que o BNDES quer desempenhar”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
O presidente do BNDES participou da reunião ao lado da diretora socioambiental Tereza Campello, de gestores e de técnicos de diversas áreas do banco. Ele acolheu os pleitos da Embratur e afirmou que irá aguardar a apresentação das propostas. “Projetos bons terão financiamento aqui no BNDES”, declarou Mercadante.
Soluções inovadoras
Para o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, o BNDES Garagem, programa de investimento em startups do banco de fomento, é um dos caminhos em que empresas inovadoras no turismo, as chamadas Turistechs, podem acessar consultorias técnicas e impulso financeiro para o desenvolvimento de soluções inovadoras que aprimorem a qualidade da experiência do turista estrangeiro no Brasil.
“Teremos no Rio de Janeiro a realização do Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo. Junto com o BNDES, queremos otimizar a oportunidade para buscar soluções, por exemplo, para aprimorar a qualidade dos dados relativos ao turismo de estrangeiros no Brasil e, assim, termos mais subsídios para decisões de investimentos em promoção internacional”, afirmou o diretor.
Jaqueline Gil, diretora de Marketing, Negócios e Sustentabilidade, destacou a importância do estímulo ao desenvolvimento de inovação com foco na sustentabilidade. “Para fomentarmos mais exportações de serviços, por meio do turismo, precisamos consolidar critérios de sustentabilidade e promover ações climáticas no turismo internacional do Brasil, em alinhamento às necessidades da nossa década e, também, das demandas dos turistas que queremos atrair”, disse.
Na reunião, a Embratur também manifestou o interesse de colaborar da concepção e construção do Museu do Cais do Valongo, projeto que tem o BNDES como um dos proponentes.
*Veja mais imagens da reunião neste link.
Notícias recentes
Presidente da Embratur negocia na Câmara dos Deputados benefício fiscal para setor do turismoAVISO DE ABERTURA DE SESSÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE – EMBRATUR/GPPMD nº 02/2022
Joinville (SC) será o próximo destino de capacitação da Embratur
Embratur, GRU Airport e Condor debatem retorno de voos Alemanha-Brasil
Conectividade em alta: Embratur participa de lançamento da Jetsmart de voos Brasil-Chile e Brasil-Argentina
Embratur participa do 4º Fórum CLIA Brasil 2022
Em Guayaquil, Embratur se reúne com associações para criar oportunidades de negócios
Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur
Roadshows pela Europa: Embratur inicia ciclo de rodada de negócios
Gestores de turismo de Recife (PE) recebem capacitação para promover turismo internacional
Ver mais notícias