17/03/2023 – O Rio de Janeiro receberá, entre os dias 1º a 4 de maio, o Web Summit, maior evento de inovação tecnológica do mundo, com previsão de reunir mais de 15 mil pessoas. A Embratur vai participar através da Embratur Lab, seu escritório de inovação tecnológica que atuará para estimular o surgimento de soluções para os problemas do turismo no Brasil através de parceria com startups. Em reunião realizada nesta sexta-feira (17), o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, trataram de parcerias para impulsionar a Embratur Lab, que terá sede na capital fluminense.
“A gente quer uma parceria permanente com a prefeitura do Rio exatamente no campo da inovação, a começar por esse evento é muito importante. Vamos trabalhar junto com a prefeitura para identificarmos os problemas e buscar soluções para o turismo através da tecnologia. E vamos testar essas soluções aqui no Rio, vai ser nosso grande laboratório de inovação”, destacou Freixo.
Na reunião, Freixo e Paes também acordaram em buscar parceria com o Ministério do Meio Ambiente para qualificar a gestão do Parque Nacional da Tijuca, que tem como principal atrativo o Cristo Redentor. Os gestores também se comprometeram a marcar novas rodadas de conversa com a gestão do aeroporto Galeão, bem como com o Ministério de Portos e Aeroportos, para tratar da qualidade do serviço prestado no terminal.
“Estamos trabalhando juntos, dois cariocas, ainda bem que o (presidente) Lula colocou um cara do Rio na Embratur”, destacou Eduardo Paes. “A Embratur tem no Rio de Janeiro, obviamente, a porta de entrada quando se fala do turismo brasileiro para fora. Então, a Embratur vai abrir escritório de inovação no Rio de Janeiro e trabalhar junto com a prefeitura”, completou Freixo.
Também participaram da reunião os diretores da Embratur Roberto Gevaerd, de Gestão e Inovação, e Jaqueline Gil, de Marketing, Negócios e Sustentabilidade, bem como os secretários municipais de Turismo, Dani Maia, e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.