19/04/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixos, foi recebido pelo embaixador japonês, Hayashi Teiji, em reunião realizada nesta quarta-feira (19), na Embaixada do Japão no Brasil. Durante o encontro, foram discutidas políticas de promoção turística que garantam o aumento do fluxo de viajantes entre os países.
Freixo apresentou ao embaixador alguns dos principais destinos brasileiros, em especial os de ecoturismo, segmento que tem forte apelo com o público japonês. “Temos todo o interesse no intercâmbio entre o turismo do Brasil e do Japão. Vamos colocar as equipes técnicas para conversar, até mesmo para amadurecer a possibilidade de reativação do nosso escritório no país, que já tivemos em 2003 e foi uma ótima experiência, ajudando a trazer mais turistas japoneses para os destinos turísticos brasileiros”, destacou Freixo.
O diplomata indicou que a retomada do turismo após a pandemia da covid-19 está aquecida no Japão, e se colocou à disposição para continuar trocando informações estratégicas com a Embratur. “O Brasil tem muito potencial turístico. Há 5 anos assinamos um memorando sobre cooperação de turismo entre os países, mas a covid atrapalhou. Agora, queremos retomar essa parceria com um novo memorando”, explicou.
Acompanhando o embaixador japonês no Brasil, participou da reunião a primeira secretária e chefe do Departamento Político, Iwanami Yuka, e o primeiro secretário, Komiya Makoto. Pela Embratur, estiveram presentes a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil; o gerente de Relações Institucionais, Júnior Bozella, e o gerente de Auditoria e Controle, Fábio Trad.
Imigrantes
O Japão e o Brasil celebram neste ano, no dia 18 de junho, os 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil. A data se tornou um elo entre as nações, já que marca o dia em que o Brasil começou a receber imigrantes japoneses para trabalharem nas lavouras de café no estado de São Paulo.
Atualmente, a Embaixada do Japão no Brasil estima que aproximadamente 2 milhões de japoneses e descendentes, a maior população de origem japonesa fora do Japão, vivam no Brasil.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.