AFROTURISMO

Universidade de Brasília celebra cultura negra com Semana da África

A coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Originários da Embratur, Tania Neres, participou das atividades representando a Agência
Renato Vaz/Embratur
A Semana da África 2023 ocorre de 21 a 26 de maio e oferta atividades acadêmicas, culturais e gastronômicas

23/05/2023 – A Embratur marcou presença na Semana da África da Universidade de Brasília (UnB), nesta terça-feira (23). A coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Originários, Tania Neres, foi ao evento, que marca a celebração do Dia da Libertação da África, ocorrido em 25 de maio de 1963, quando foi criada a Organização de Unidade Africana, atual União Africana. A celebração da data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972.

O tema da edição 2023 do evento é “Novos olhares e saberes sobre uma África em movimento”. Para a coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Originários da Embratur, Tânia Neres, o encontro é também uma oportunidade para aprofundar a reconexão dos povos negros que viveram a diáspora africana. Ela destaca que a história da escravização dos povos africanos forçadamente trazidos às Américas precisa ser resgatada, mas que os laços culturais seguem unindo os povos mesmo depois de tantos séculos.

“Apesar de se ter tanta coisa ruim que nossos ancestrais sofreram nessa época, os africanos continuam vindo para o Brasil, e eles vêm pela sua familiaridade. A conexão entre o Brasil e a África nunca acabou, é só observar a comida e a música. Temos que considerar que 54% da população brasileira é preta, e isso é muito importante”, destaca Tania.

Os próprios estudantes estrangeiros contribuem para o intercâmbio entre a universidade e o continente em que nasceram. Nascida na República Democrática do Congo, a aluna Lucie Atumesa, de 42 anos, já está para se formar em design de projeto de produtos pela UnB. Ela conta que o Brasil foi uma das primeiras opções quando ela decidiu estudar fora. “Aqui é um país que tem hospitalidade, tem muitas pessoas negras igual a mim, então, acaba que me sentindo em casa por ter tantas negros como minha família”, afirma.

A Semana da África 2023 ocorre de 21 a 26 de maio e oferta atividades acadêmicas, culturais e gastronômicas, propondo um mergulho na diversidade do continente africano aos quatro campi da UnB.

*Veja todas as imagens do evento neste link. 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.