NEGÓCIOS

Embratur resgata relacionamento com entidades-base do turismo MICE

A Agência cumpriu série de agendas em Santa Catarina com o objetivo de reatar laços com CVBs e entidades de destinos associados para somar forças na captação de eventos internacionais
Divulgação/Brasilunedestinos
A gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais da Agência, Vaniza Schuler, participou de congressos, eventos e visitou empreendimentos importantes para o segmento

30/05/2023 – A Embratur segue empenhada em reestruturar a promoção do turismo de negócios do Brasil e, na última semana, cumpriu uma série de agendas em Santa Catarina com o objetivo de resgatar o relacionamento com Convention & Visitors Bureau (CVBs) e entidades de destinos associados. Durante quatro dias – quarta (24) a sábado (27) –, a gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais da Agência, Vaniza Schuler, participou de congressos, eventos e visitou empreendimentos importantes para o segmento.

Durante o 7º UNECongresso, evento organizado pela Unedestinos, em Joinville, a gerente de MICE da Embratur apresentou o Plano de Trabalho da Promoção Internacional e como os CVBs podem participar ativamente. “O setor entendeu o discurso e os objetivos traçados pela Embratur. O que mais acharam interessante é o diálogo aberto. Não tem um programa dentro desta gerência que será construído sem o diálogo com as entidades do setor. Estamos construindo juntos, porque precisa fazer sentido para eles. Nós somos ferramenta”, afirmou Vaniza Schuler.

O congresso contou ainda com palestras sobre as tendências para o setor e teve espaço para ações de networking, no qual a Embratur trabalhou ativamente no objetivo de reaproximação e resgate de relacionamento com as entidades-base do setor MICE.

A Embratur também visitou a sede da BMW, montadora alemã que tem proporcionado relevante serviço turístico em Joinville, com possibilidade de o visitante ver como os carros de luxo são feitos. Outra passagem de destaque ocorreu na Escola do Teatro Bolshoi, também na cidade catarinense, única filial do Teatro Bolshoi de Moscou.

A imersão da Agência em Santa Catarina terminou com presença em dois eventos. Em Florianópolis, a Embratur marcou presença na 9ª edição do Empreende Brazil Conference, evento que reuniu mais de 6 mil empreendedores que abordaram insights sobre diferenciação, originalidade e inovação. Já em Jurerê Internacional, acompanhou a disputa do Ironman Brazil, competição que reuniu 1,8 mil atletas de 36 países.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.