28/06/2023 – O Brasil deu início, neste mês, às ações de retomada das relações comerciais e diplomáticas com a África. O Ministério das Relações Exteriores, em parceria com a Embratur e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizou reunião na África do Sul para apresentar a nova estratégia de aproximação do governo brasileiro com o continente africano. A reunião contou com a participação dos coordenadores de Setores de Promoção Comercial de Embaixadas e Consulados do Brasil no continente.
A coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, acompanhada da chefe da Assessoria Internacional da Embratur, Larissa Ushizima, participou do encontro, que foi realizado entre os dias 21 e 24 junho, em Johannesburg. Durante sua palestra, Tania apresentou as ações que a Agência vem desenvolvendo para potencializar a promoção do turismo brasileiro no exterior, em especial com os países africanos.
“Tivemos a oportunidade de mostrar os projetos que estão sendo desenvolvidos pela Nova Embratur. Em especial, focamos no afroturismo como forma de sensibilizar sobre um dos maiores movimentos no mercado mundial contra o racismo, uma vez que o afroturismo é gastronomia, música, dança, cultura. Na verdade, é a história que a história não conta”, destacou.
Larissa Ushizima falou sobre a importância de ampliar a conectividade do Brasil com o mundo. “Um dos principais gargalos nas relações dos destinos turísticos brasileiros, como também comerciais, com o continente africano é o número de voos, que atualmente apenas duas companhias aéreas atuam no mercado”, afirmou.
O secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura (SPTC) do Itamaraty, o embaixador Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto, destacou que a “reunião atestou também a renovada prioridade conferida pelo Brasil às relações com os países africanos. O adensamento ainda maior das relações entre o Brasil e os países do continente se caracteriza por uma relação horizontal, marcada pelos sentimentos de amizade, respeito e apoio recíproco”.
O encontro reuniu ainda representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDCI), da Agricultura e Pecuária (MAPA), do Ministério do Turismo (MTur), da Embrapa e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.