29/06/2023 – A South African Airways (SAA) iniciou nesta quinta-feira (29) a venda de passagens para dois novos voos com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP), com origem em Joanesburgo e Cidade do Cabo. Os voos de lançamento sairão da Cidade do Cabo no dia 31 de outubro e de Joanesburgo no dia 6 de novembro. A Embratur, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, é parceira da SAA no lançamento dessas novas rotas, e atuará para promover os destinos brasileiros no continente africano.
Cada uma das rotas vai operar com a frequência de dois voos semanais, saindo da Cidade do Cabo às terças e sábados, e saindo de Joanesburgo às segundas e quintas-feiras. De outubro a dezembro, o voo partirá da Cidade do Cabo às 12h55 e chegará a São Paulo às 16h35. O voo de volta saindo de São Paulo sairá às 18h05 e chegará na Cidade do Cabo às 06h40. De Joanesburgo, o voo sairá às 11h20 e chegará em São Paulo às 16h15 e o voo de volta sairá de São Paulo às 17h45 com chegada em Joanesburgo às 07h45.
“Criamos uma programação eficaz que é ideal tanto para viajantes a negócios quanto a lazer, além de apresentar conectividade fantástica tanto no Brasil quanto na África do Sul”, disse o diretor comercial da SAA, Sr. Tebogo Tsimane. Em comunicado ao mercado sulafricano, a companhia aérea destacou a importância de São Paulo como um “centro financeiro do país e um dos maiores centros financeiros do mundo”. A SAA também destaca a versatilidade da capital paulista, “um destino ideal para negócios ou lazer, oferecendo uma vasta seleção de museus, centros culturais, teatros e cinemas de primeira linha. Também possui casas noturnas, bares e restaurantes de classe mundial”.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, exalta a parceria que resultou no anúncio dos novos voos. “É parte da estratégia diplomática e comercial do Brasil a nossa reconexão com o continente africano, e a Embratur está inserida nessa estratégia, afinal o turismo é a maneira de nos visitarmos e estreitar nossos laços culturais. Mas o turismo também é uma oportunidade de fazer negócios, de viabilizar a realização de eventos, reuniões e fazer nossa economia se integrar cada vez mais”, disse.
Em 2019, o Brasil chegou a receber 25 mil turistas sulafricanos, mas no ano passado apenas 5,4 mil visitaram o nosso país. A retomada da conectividade aérea com a África do Sul é uma das prioridades estratégicas da Embratur. O novo voo operado pela SAA oferecerá, ao longo de um ano, ao menos 46 mil novos assentos com destino ao Brasil.
“Estamos muito felizes em anunciar São Paulo como nosso primeiro destino internacional desde que a companhia aérea emergiu com sucesso de um intenso processo de resgate de negócios e bloqueio do Covid-19. Também marca o retorno de nosso serviço de longa distância saindo da Cidade do Cabo. As equipes da SAA estão trabalhando duro nos bastidores para preparar nossas operações para o tão esperado lançamento da rota para a América do Sul”, disse o CEO interino, John Lamola.
“Nossa decisão de iniciar o relançamento do nosso serviço de longo curso com São Paulo foi tomada com base em uma rigorosa análise de viabilidade da rota. A sustentabilidade tem estado no centro da abordagem da SAA desde o nosso reinício. Como transportadora de bandeira nacional, a SAA se orgulha de trazer a hospitalidade sul-africana para as rotas internacionais, e os viajantes de e para a rota de São Paulo podem esperar experimentar nosso premiado atendimento ao cliente”, acrescentou Lamola.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.