TURISMO TRANSFORMA

Maior Parada do Orgulho do mundo coloca o Brasil em destaque na rota do turismo LGBT+

Novo episódio do mini doc ‘Turismo Transforma’ mostra como o evento acolhe as diferenças, atrai viajantes do mundo todo e fortalece a economia brasileira
Divulgação/Embratur
No Brasil, a principal porta de entrada do LGBTQIAP+ é a Parada do Orgulho, em São Paulo

06/07/2023 – O turismo LGBTQIAP+ registra crescimento ano a ano e se fortalece como um dos segmentos mais importantes do turismo internacional. No Brasil, a principal porta de entrada é a Parada do Orgulho, que acontece em São Paulo (SP) no mês de junho. No segundo episódio da série documental “Turismo Transforma”, a equipe da Embratur foi até a edição de 2023 para mostrar como o evento promove a tolerância e turbina a economia do país.Assista aqui.

“Tudo que é diversidade e inclusão eleva PIB. A partir do momento que um país torna a luta contra a desigualdade uma prioridade, a gente sabe que o impacto social é muito positivo. A movimentação que eventos como esse gera em todo o trade do turismo significa muito emprego e renda para milhares de trabalhadores”, disse Tania Neres, coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur. Tania Neres destaca ainda que o turismo LGBT+ constrói uma sociedade mais tolerante e empática. “A valorização da diversidade é capaz de promover mudanças sociais e culturais”. 

Desenvolvimento
As entidades que representam o turismo LGBT no Brasil e no mundo firmaram recentemente parceria com a Embratur com o objetivo de qualificação dos destinos brasileiros para receber este perfil de turista, bem como promover internacionalmente os destinos brasileiros que são consolidados neste segmento. “Nós temos muitas possibilidades. A gente tem agora com a Embratur a parceria que a gente tá fazendo de pensar em guias capacitados para atender nosso público”, disse Clóvis Casemiro, gerente na International LGBTQIAP+ Travel Association. “As pessoas estão entendendo o turismo LGBT+ como um negócio”, afirmou. 

Para Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT, o turismo LBGT+ é considerado um dos mais rentáveis por conta das suas diversas possibilidades e vertentes. “Quando a gente fala de turismo LGBT, como o cruzeiro, a balada, a Parada do Orgulho, a gente também fala do turismo de negócios, do turismo contemplativo, do cultural, do gastronômico, do turismo de aventura, de luxo, e até do turismo religioso. A comunidade valoriza mais o valor agregado para o produto e do serviço”, afirmou Gomes. 

O Brasil é um dos países que mais recebe turistas LGBTs no mundo, de acordo com levantamento do Gay Travel Index 2023. “Falando em turismo, a gente recebe gente o ano todo, porque se torna uma referência de lugar”, disse Raquel Braga, sócia-proprietária do bar Das, que possui temática LGBT+ em São Paulo (SP).

A indústria de viagens também vem apostando na diversidade com a contratação de pessoas LGBT+, segundo Maite Schneider, cofundadora da TransEmpregos. “Recentemente, começou um movimento de algumas redes hoteleiras de contratação de pessoas trans. Por isso, eu acredito muito nessa mudança do micro para a gente também conseguir chegar no resultado macro que a gente deseja”, disse Maite. 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.