PROMOÇÃO

Embratur e Consórcio Nordeste fecham parceria para potencializar o turismo internacional na região

Presidente Marcelo Freixo sugeriu novas ações e a assinatura de um memorando de entendimento para desenvolver ações para reforçar a presença de estrangeiros na região 
Renato Vaz/Embratur
A Embratur e a Câmara Temática do Turismo do Consórcio Nordeste irão planejar projetos e campanhas de forma integrada, com o objetivo de promover no exterior novos roteiros e experiências da região

12/07/2023 – A Embratur e a Câmara Temática do Turismo do Consórcio Nordeste irão formalizar em um acordo, um plano de trabalho para atuarem juntos na promoção internacional dos destinos turísticos nordestinos. Em reunião realizada nesta quarta-feira (12), foi fechada uma parceria para desenvolver ações de divulgação no exterior dos atrativos da região brasileira. A ideia é planejar projetos e campanhas de forma integrada, com o objetivo de promover no exterior novos roteiros e experiências do Nordeste. 

No encontro, em Brasília (DF), o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ouviu as demandas de secretários de Turismo e representantes dos estados, e sugeriu a assinatura de um memorando de entendimento para oficializar a parceria da agência com o Consórcio. “Estamos recolocando o Nordeste em lugar de prioridade em nossa estratégia nestes seis meses de trabalho, mas a gente quer trabalhar a região como uma identidade única, e não só em cada estado”, destacou Freixo, reforçando a importância da região para o país e para o turismo brasileiro. 

O presidente da Embratur sugeriu a elaboração de campanhas para promover o Nordeste internacionalmente, além de pensar em ações que possam melhorar a malha aérea e as conexões internacionais na região, aumentando, assim, o número de viajantes estrangeiros pelos nove estados. “A gente quer conseguir mais companhias aéreas voando para o Nordeste, melhorando a conectividade e fazendo com que a região, como um todo, seja divulgada enquanto um destino que valoriza o Brasil”, falou o presidente da Embratur. “Essa parceria vai dar muito certo”, enfatizou. 

A união foi celebrada pelos membros do Consórcio Nordeste. “Nosso encaminhamento, agora, é formar um memorando de entendimento de forma que a gente possa estar junto com a Embratur para consolidar o turismo no Nordeste, sendo um agente redutor das desigualdades na região”, afirmou o subsecretário de Programas no Consórcio Nordeste, Diego Pessoa Gomes. 

“Somos nove estados e temos muitas questões em comum que precisam exatamente dessa união com a Embratur para que consigamos resolver, como é o caso da malha aérea internacional”, afirmou Ana Maria Costa, secretária de Turismo do Rio Grande do Norte. 

Interiorização
A Câmara Temática do Turismo também salientou a importância de reforçar a interiorização do turismo internacional no Nordeste, abrindo a possibilidade de novas experiências e novos destinos turísticos para além das capitais e do litoral. 

“Foram tratados temas que vieram apaziguar os nossos gargalos do turismo. Sairemos com um memorando de intenções e de entendimento, voltadas para a regionalização e interiorização do nosso turismo e da nossa região que é tão rica em belezas naturais, históricas, culturais e sociais”, disse Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas. “Essa discussão fortalece o que temos em comum e o que precisamos convergir para embalar esse produto para o turismo internacional”, afirmou a secretária de turismo da Paraíba, Rosália de Luca.

O presidente Marcelo Freixo ainda destacou que a parceria com o Consórcio Nordeste reforça o projeto civilizatório e econômico que está por trás do turismo. “As pessoas, quando viajam, quando conhecem o destino, quando conhecem o lugar, quando conhecem as pessoas, elas melhoram. Juntos, podemos construir o Nordeste enquanto um destino, transformando em produtos, gerando emprego e renda”, disse Freixo. A reunião também contou com a presença da deputada federal Natália Bonavides, e de diretores, gerentes e coordenadores da Embratur.

 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.