A reaproximação do Brasil com a África é uma das prioridades do governo Lula, e a Embratur está inserida nessa estratégia por meio de políticas para ampliar a conectividade aérea e promoção do afroturismo
19/07/2023 – A Embratur foi convidada para participar do Fórum Brasil África 2023. O presidente Marcelo Freixo recebeu o convite, em nome da Agência, do presidente do Instituto Brasil África, João Bosco Monte, no fim da tarde desta quarta-feira (19). O evento acontecerá nos dias 31 de outubro e 1º de novembro deste ano, em São Paulo.
A reaproximação do Brasil com a África é uma das prioridades do governo Lula, e a Embratur está inserida nessa estratégia por meio de políticas para ampliar a conectividade aérea e promoção do afroturismo.
“Criamos uma coordenação específica para reforçar essa conexão natural com os países africanos. Reforçar o afroturismo e toda a memória dos povos africanos, a gastronomia, a identidade religiosa e outras tantas características próprias da África faz parte tanto da pauta prioritária da Embratur como do presidente Lula. Não tenho dúvida que poderemos contribuir bastante nesse encontro”, ressaltou o presidente da Agência.
Para a coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas, Tania Neres, a promoção do afroturismo é um movimento de reconexão da diáspora do povo africano. “Quando falamos em afroturismo estamos falando sobre oportunidades e ancestralidade. Estamos falando sobre mais negros e negras viajando, conhecendo outras culturas e países, estabelecendo novos laços de parentalidade. É uma conexão mais forte e mais sólida”, completou Neres.
O Fórum Brasil África irá debater, além de oportunidades, planejamento e estratégias no turismo, temas relacionados à cultura, gastronomia, indústria têxtil e farmacêutica, infraestrutura, logística, sustentabilidade e esporte.