TRADE TURÍSTICO
Fazenda cria grupo de trabalho para debater reforma tributária no turismo
Reunião articulada pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reuniu o secretário Extraordinária da Reforma Tributária, o novo ministro do Turismo e membros do trade turístico. Na pauta, benefício fiscal para o setor

03/08/2023 – O Ministério da Fazenda propôs a criação de um grupo de trabalho com membros do trade turístico do Brasil, Embratur e Ministério do Turismo para estudar os impactos da reforma tributária no setor, e definir uma proposta a ser levada ao debate público sobre o projeto de emenda à Constituição (PEC 45/19), que está no Senado. A definição aconteceu nesta quinta-feira (3), após reunião articulada pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, com o secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, e membros do trade turístico. Quem também participou do encontro foi o ministro do Turismo, Celso Sabino.
“O ministro Celso Sabino tomou posse hoje e a gente já está aqui no Ministério da Fazenda discutindo a reforma tributária com o setor do turismo. Nós defendemos a reforma tributária, ela é fundamental, mas a gente sabe que esse setor, principalmente pós-pandemia, precisa de mais cuidado”, disse o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Para o ministro Sabino, é preciso pensar o turismo como ferramenta da economia do país. “Na reunião, discutimos uma alternativa saudável, justa e que possa ajudar a alavancar a economia do país ligada ao turismo, que é tão importante para a geração de emprego e renda no Brasil. Nós saímos da reunião com um resultado positivo”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Pelo texto aprovado na Câmara, foram contemplados com uma alíquota reduzida somente parte do trade: hotelaria, bares e restaurantes, parque de diversões e temáticos e aviação regional. Ficaram de fora companhias aéreas (exceto regional), agências de viagens, empresas de feiras e eventos e de transporte privado. A proposta, agora, tramita no Senado Federal.
“Temos que ouvir todos os setores envolvidos, democraticamente, para que o turismo não deixe de gerar emprego e renda como está fazendo. Só no primeiro semestre deste ano, o turismo internacional no Brasil movimentou mais de R$ 15,3 bilhões”, destacou ainda Freixo.
Na reunião, o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, explicou que a reforma tributária vai gerar um impacto positivo na renda das famílias e, consequentemente, a demanda por serviços – como o turismo – irá crescer. “Com a criação desse grupo de trabalho, podemos discutir mais tecnicamente o assunto. Entender como a tributação acontece hoje dentre os vários agentes do setor do turismo e discutir de forma técnica qual é a demanda, para podermos levar adiante”, disse Appy.
Diversas associações e empresas representativas do setor do turismo participaram da reunião: Associação Brasileira De Agências De Viagens (ABAV), Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (ABRACORP), Associação Brasileira dos Consolidadores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens (AIR TKT), Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA BRASIL), além de BeFly, CVC e Decolar.
“Queremos chegar a um denominador comum. A cadeia é favorável ao desenvolvimento do país e precisamos trabalhar juntos para trazer cada vez mais turistas estrangeiros para o Brasil”, disse Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional.
“Agentes de viagens e operadores são os fomentadores. Nós vendemos o turismo fora do país e chegamos diretamente no consumidor. Por isso, estamos reivindicando nossa entrada na reforma tributária, pois geramos emprego e renda rapidamente. A reforma tributária é importante para o crescimento do país”, afirmou Guilherme Paulus, fundador da CVC.
A expectativa é de que o grupo de trabalho técnico sobre a reforma tributária no turismo faça sua primeira reunião na próxima semana, no Ministério da Fazenda.
Notícias recentes
Presidente da Embratur negocia na Câmara dos Deputados benefício fiscal para setor do turismoAVISO DE ABERTURA DE SESSÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE – EMBRATUR/GPPMD nº 02/2022
Joinville (SC) será o próximo destino de capacitação da Embratur
Embratur, GRU Airport e Condor debatem retorno de voos Alemanha-Brasil
Conectividade em alta: Embratur participa de lançamento da Jetsmart de voos Brasil-Chile e Brasil-Argentina
Embratur participa do 4º Fórum CLIA Brasil 2022
Em Guayaquil, Embratur se reúne com associações para criar oportunidades de negócios
Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur
Roadshows pela Europa: Embratur inicia ciclo de rodada de negócios
Gestores de turismo de Recife (PE) recebem capacitação para promover turismo internacional
Ver mais notícias