09/08/2023 – A Embratur fez uma reunião, nesta quarta-feira (9), com as concessionárias que administram aeroportos brasileiros para alinhar a participação da Agência no Routes World 2023, maior evento de desenvolvimento de rotas aéreas do mundo, que será realizado em outubro em Istambul, na Turquia. A feira promove negociações entre mais de 250 empresas aéreas, 400 aeroportos, 110 países e 80 empresas de promoção (tourism boards).
O encontro on-line foi organizado pelo coordenador de Demanda a Transportes Multimodais da Embratur, Philipe Karat, e contou com a presença do CEO da Aeroportos do Brasil (ABR), Fábio Rogério Carvalho, e representantes da CCR Aeroportos, BH Airport, Fraport, GRU Airport, Inframérica, RIOgaleão, Viracopos, Vinci Airports e Zurich Airports Brasil.
Na reunião, Philipe apresentou o evento e os detalhes da participação de aeroportos no estande da Embratur na feira, marcada para os dias 15 a 17 de outubro, além das ações a serem realizadas no local para promoção dos destinos brasileiros no exterior.
“É uma ótima oportunidade para mostrarmos ao mundo da aviação que o Brasil está fazendo investimentos sérios e coordenados para aumentar a oferta de voos internacionais. O Routes World reúne companhias aéreas, aeroportos e outros agentes do setor e também aproveitamos o espaço para nos realinhar às prioridades dos aeroportos brasileiros, sempre com o objetivo de avançar na conectividade do nosso país”, disse o coordenador da Embratur.
A Embratur trabalha em parcerias com os aeroportos e as companhias aéreas para ampliar a malha aérea e o número de assentos com destino ao Brasil, o que repercute na redução do preço da passagem e impulsiona a vinda de estrangeiros para o Brasil.
Somente neste ano, de janeiro a junho, mais de 3,2 milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil. Nesse período, a entrada de divisas com o consumo do turismo estrangeiro no nosso país foi de R$ 15,3 bilhões, valor que já supera os números registrados antes da pandemia.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.