09/08/2023 – A Embratur e o Instituto Lixo Zero assinaram, nesta quarta-feira (9), um documento que firma o compromisso “Lixo Zero na Embratur” e a adoção da Carta de Princípios do Lixo Zero da Zero Waste International Alliance – ZWIA, como base para ações e orientação para alcançar a meta zerar o descarte indevido de resíduos na Agência.
As ações envolvem, além de outros objetivos, o compromisso com o Triple Bottom Line, que garante que os padrões de desempenho social, ambiental e econômico sejam obtidos simultaneamente; uso do Princípio da Precaução, a fim de evitar que produtos e práticas gerem desperdício ou resíduos tóxicos; o Desempenho Lixo Zero para aterro ou incineração, que tem o objetivo de desviar de aterro mais de 90% dos resíduos sólidos que são gerados nas operações da organização, não depositando mais de 10% neste destino final; a responsabilidade pelo retorno de produtos e embalagens e a utilização de produtos ou matérias-primas reutilizados, reciclados ou compostados.
A assinatura deste termo é parte da Estratégia ESG da Embratur, que busca tornar a implementação das novas práticas um modelo para servir de inspiração aos serviços de turismo em todo o país. “A importância do descarte dos resíduos sólidos, por exemplo, é um tema muito caro para a sustentabilidade. Já estamos caminhando aqui dentro para essas boas práticas com a adoção de uma rotina mais sustentável na Agência”, ressaltou a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil.
Parcerias
Segundo o vice-presidente do Instituto Lixo Zero, Kadmo Cortês, o compromisso assumido pela Embratur deve servir de referência para o trade turístico brasileiro. “O turismo está ameaçado pelas mudanças climáticas, a biodiversidade está ameaçada. O manejo adequado dos resíduos que produzimos é um desafio também do turismo”, ressaltou.
Também como parte da Estratégia ESG, a Embratur também começou a realizar a política de compensação de carbono de suas atividades, como press trips, campanhas e participação de feiras. A meta de longo prazo da Embratur é zerar completamente a emissão de gases de suas atividades. Além dessa iniciativa, outras ações importantes estão dentro do planejamento estratégico, como conta o gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas, Saulo Rodrigues.
“Definimos várias ações dentro da Embratur que são essenciais para adequação da nossa atuação, como a descarbonização da cadeia de serviços do turismo em todo o país. Além disso, pensando no macro, a gestão de resíduos sólidos melhora a eficiência da nossa gestão, pois estamos redefinindo, reciclando e recriando. Isso para o turismo é essencial”, contou.
Boas práticas
A presidenta da Central de Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (Centcoop-DF), Aline Sousa, também esteve presente no evento. Integrando as boas práticas da Agência, a Embratur firmou uma parceria com a Centcoop-DF para a realização da coleta seletiva. Segundo ela, a educação ambiental e as boas práticas sustentáveis são fundamentais, também, para o turismo.
“O primeiro passo é a educação ambiental dentro de casa, dentro das empresas e, nisso, a Embratur saiu na frente. A Embratur tem a sustentabilidade no sangue. Pensar na produção e na destinação do lixo é um poderoso instrumento para provocar uma mudança de hábito nas pessoas. E, assim, começamos a pensar no que será o planeta daqui a alguns anos e o que iremos deixar de legado”, completou.
A Embratur constrói uma parceria com a Centcoop-DF na promoção de workshops sobre educação ambiental para os funcionários e colaboradores.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.