14/09/2023 – Mais de 4,020 milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil entre janeiro e agosto de 2023. O número registrado em apenas oito meses representa 111% do total de 2022, o que reafirma a tendência de recuperação do setor. Os dados foram atualizados e divulgados nesta quinta-feira (14) durante o lançamento do “Portal de Dados do Turismo”, criado pela Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur para dar mais transparência e agilidade na divulgação dos números do turismo internacional no Brasil.
“São números positivos turismo internacional no Brasil que estão no nosso Painel de Dados da Embratur. Cada gestor do turismo agora tem a possibilidade de diagnóstico e de planejamento com base nessas informações, trazendo maior eficácia ao setor. Quando a gente qualifica a informação, a gente auxilia os secretários municipais, as prefeituras, os governos e todo o trade turístico”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Somente em agosto de 2023, 365 mil turistas internacionais desembarcaram no Brasil – número 39% maior do que agosto do ano passado. Argentinos (1,4 milhão), estadunidenses (436,5 mil) e paraguaios (289,7 mil) são as três principais nacionalidades que visitaram o nosso país de janeiro a agosto deste ano.
Em relação aos portões de entrada, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro lideram o ranking de recebimento de visitantes do exterior entre os estados brasileiros em 2023. Até agosto, a principal via de acesso utilizada por estrangeiros foi a aérea (2,4 milhões), seguida da via terrestre (1,4 milhão) e da via marítima (87,4 mil).
A fonte dos dados é a Polícia Federal, com tratamento do Ministério do Turismo e divulgação da Embratur. Acesse o portal em dados.embratur.com.br.
Inteligência de dados
A partir de agora, três painéis estão disponíveis para consulta, através do site dados.embratur.com.br. O primeiro monitora a chegada de turistas estrangeiros no Brasil, com dados da Polícia Federal. Entre as principais funcionalidades e pesquisas que podem ser feitas, estão:
– Número total de turistas que ingressaram no Brasil de 2018 até 2013 e por UF;
– Origem dos visitantes (por país, continente ou via de acesso);
– Ranking dos principais países emissores de turistas estrangeiros para o Brasil;
– Ranking das principais portas de entrada de turistas estrangeiros no Brasil;
– Acesso aos comparativos históricos mensais e anuais e por UF.
A divulgação desses dados é só o começo da estratégia da Embratur de dar transparência às informações do turismo internacional. A Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Agência planeja lançar, nos próximos meses, outras ferramentas que trarão detalhes sobre perfis de consumo e de viagem por via aérea de turistas estrangeiros ao Brasil, como, por exemplo, a antecedência na compra de passagem, a motivação da viagem e o meio de compra dos bilhetes, a permanência e duração da viagem de estrangeiros no Brasil, e as conexões utilizadas por turistas internacionais antes de chegar ao destino final.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.