FEIRA DE TECNOLOGIA

Rio Innovation Week: Painéis digitais com dados do turismo internacional são apresentados em feira de tecnologia

Gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, Mariana Aldrigui, participou de debate sobre o uso de dados e percepções para o setor com o influenciador Ricardo Freire e o jornalista Marcos Uchôa
Marcio Menasce/Embratur
A gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, Mariana Aldrigui, apresentou o “Painel de Dados do Turismo”, em

04/10/2023 – O “Painel de Dados do Turismo”, plataforma digital da Embratur que reúne dados atualizados e detalhados sobre o turismo internacional no Brasil, foi apresentado ao público do Rio Innovation Week nesta quarta-feira (4). As funcionalidades e potencialidades dos painéis foram detalhados pela gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, Mariana Aldrigui, que participou de um debate sobre o uso de dados e percepções para o setor com influenciador Ricardo Freire, do canal Viaje na Viagem, e o jornalista Marcos Uchôa.

Durante a palestra, Aldrigui destacou que a plataforma é uma ferramenta de pesquisa e inteligência criada para qualificar e desenvolver ainda mais o turismo internacional no Brasil, subsidiando o setor na tomada de decisões. Entre os dados mostrados pelos painéis da Embratur, estão a entrada de turistas estrangeiros, a movimentação financeira dos visitantes no Brasil e a malha aérea internacional em nosso país. 

“Nossa primeira entrega foi a construção de alguns painéis de dados para compartilhar com todos os profissionais do país. São informações técnicas sobre o turismo do Brasil que nos ajudam a projetar o fluxo de estrangeiros no país e até a melhorar a conectividade do Brasil com outros países”, disse Aldrigui, ressaltando que a expectativa é de que, até o fim do ano, mais de seis milhões de turistas internacionais visitarão o Brasil neste ano, retomando os patamares pré-pandemia.

A ampliação das conexões e dos voos com destino ao Brasil, a diversificação das experiências e o potencial turístico do país também foram assunto do debate durante o maior evento de inovação da América Latina, que acontece no Rio de Janeiro até o dia 6 de outubro.

“A gente tem que facilitar o circuito. Quando a gente vai pra Europa, a gente vai em vários locais, vários países. Rumo o Brasil, não tem essa cultura. Quem vai para Jericoacoara, tem que ir para São Paulo, não tem voo saindo do Rio de Janeiro. Foz do Iguaçu deveria ser hub de entrada, é um lugar que todo mundo precisa ver antes de morrer”, disse o influenciador Ricardo Freire.

Para Uchôa, o Brasil precisa explorar mais seus atrativos culturais para atrair turistas durante o ano todo. “O futebol, o Carnaval, a Amazônia, tudo isso faz parte do imaginário do estrangeiro em relação ao Brasil. O que a gente entrega para o turista do nosso futebol? Muito pouco. Por que não fazer um desfile de escola de samba em julho, agosto, quando o turista da América do Norte está de férias? Em relação ao meio ambiente, há uma camada de pessoas que tem essa preocupação, que está interessada em saber a contribuição que o Brasil tem a dar sobre isso”, afirmou o jornalista.

Estande Estúdio
Na 3ª edição do Rio Innovation Week, a EmbraturLAB, centro de inovação da Embratur que busca melhorar a experiência dos estrangeiros que visitam o Brasil, e o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) se uniram na montagem de um estande sobre inovação no turismo. Até a próxima sexta-feira (6), os participantes do evento poderão conhecer de perto algumas das inovações que estão em fase de desenvolvimento. 

No local, também está funcionando um estúdio, de onde serão transmitidos bate-papos e entrevistas com representantes das startups aceleradas pelo EmbraturLAB e de personalidades que falem sobre as experiências do Brasil. Toda a programação do Estúdio Estande está sendo transmitida, ao vivo, na página do Youtube da Embratur Brasil em: https://www.youtube.com/@EmbraturBrasil.

Rio Innovation Week
Esta é a terceira edição do evento. Em 2022, o Rio Innovation Week recebeu 125 mil pessoas durante quatro dias, com um impacto de geração de negócios que chega a R$1 bilhão em novos negócios. Foram mais de 900 palestras, distribuídas em 27 conferências. Participaram da segunda edição duas mil startups e mais de 200 expositores, gerando 18 mil empregos diretos e indiretos.

Confira a programação completa do evento: https://rioinnovationweek.com.br/