FEIRA DE TURISMO

TOP RESA 2023: Cooking shows, Amazônia 360º e parceria com Cotal France marcaram participação da Embratur no evento

Após quatro anos sem estande brasileiro na maior feira de turismo da França, Agência apresenta diversidade, sustentabilidade e antecipa o Afroturismo como tendência para as próximas temporadas
Divulgação/Embratur
No cooking show, a chef Sarah Lima, de São Paulo, apresentou aos participantes seis pratos da culinária brasileira: moqueca de peixe, o escondidinho mandioca com pele de banana, a farofa com alho poró, o vatapá, o caruru vegano e o cuscuz nordestino

05/10/2023 – A Embratur marcou a participação na principal feira de turismo de Paris, IFTM Top Resa, com muita gastronomia brasileira, experiência 360º na Amazônia, por meio do óculos de realidade virtual,  e parcerias estratégicas que irão fomentar ainda mais o Brasil no exterior, sobretudo na França. Depois de quatro anos ausente do evento, a Embratur apresentou à principal feira B2B da indústria do turismo francês, um Brasil diverso, sustentável e com compromisso climático. 

Nos três dias da edição 2023 da IFTM Top Resa, realizada de 3 a 5 de outubro, em Paris, a Embratur mostrou como o uso de inteligência de dados promove, ao trade internacional, os destinos turísticos brasileiros. A Agência também conquistou os visitantes com o cooking show de pratos brasileiros, promovido pela chef Sarah Lima, de São Paulo, e master classes de caipirinha. 

No cooking show, a chef apresentou aos participantes seis pratos da culinária brasileira. A moqueca de peixe, o escondidinho mandioca com pele de banana, a farofa com alho poró, o vatapá, o caruru vegano e o cuscuz nordestino representaram um pouco da grande diversidade de sabores da gastronomia do Brasil. 

Para a sócia fundadora da Passion Brazil, operadora de receptivo internacional, Mariana Rosa, o interesse dos turistas franceses por destinos brasileiros tem aumentado nos últimos anos. A retomada do Brasil na feira, segundo ela, fortalece, ainda mais, o país na vitrine do turismo internacional. 

“Senti um interesse enorme pelo Brasil tanto de operadores, de agências, de grupos, interesses individuais, de incentivos, de seriados, porém a maior dificuldade é a disponibilidade de passagens para se chegar ao Brasil, para os eventos brasileiros como o Carnaval. A presença do Brasil na feira irá promover e qualificar ainda mais a experiência dos turistas franceses nos destinos brasileiros” , afirmou.

O gerente de Mercados e Eventos Internacionais, Bruno Reis, avaliou como positiva a participação da Embratur na Top Resa 2023 depois dos quatro anos longe da maior feira B2B da indústria do turismo da França. Ele confirmou o interesse do mercado francês nos produtos e destinos brasileiros e antecipou a tendência de turismo das próximas temporadas.

“Foi muito importante nos conectarmos com o mercado francês durante esses três dias. Os coexpositores, as cias aéreas, os nossos destinos, as operadoras de receptivo estão muito animados e com uma perspectiva muito boa de receber mais turistas franceses no curto, no médio e no longo prazo. Vários grupos já foram negociados para o futuro. Os destaques são para os destinos da Amazônia, do Pantanal, resultado de muita procura em relação à nossa diversidade e aos projetos de sustentabilidade. A nossa tendência de destaque para as próximas temporadas é o Afroturismo, pauta prioritária da Embratur”, antecipou. 

Ação inédita com a Cotal
Pela primeira vez, o Brasil foi anfitrião do coquetel oficial da COTAL-França (Confederação de Organizações Turísticas Latino-Americanas) na IFTM Top Resa. Esta ação traduz a retomada da parceria entre a Embratur e as principais associações do trade internacional, que abrangem agências de viagens independentes ou agrupadas em redes, empresas de transporte aéreo, terrestre e marítimo, hotéis e órgãos de imprensa especializados em Turismo.

A filiação à COTAL-França permitirá promover a fantástica variedade de destinos brasileiros na França para os profissionais do trade e ampliar a participação do Brasil nos principais eventos do mercado. Além disso, a parceria irá estreitar o relacionamento com os membros associados, estabelecendo conexões entre os atores do mercado e contribuindo para o aumento do percentual de turistas franceses que ingressam anualmente ao Brasil. A França é o sétimo país que mais envia turistas às terras brasileiras. Por aqui, os viajantes franceses gastam, em média, R$14.633,00 (USD 2.725,07), em toda a estadia. De janeiro a agosto deste ano, 119.377 franceses desembarcaram no Brasil.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.