EXPERIÊNCIA INÉDITA

Galeria Visit Brasil: “O Brasil é uma obra de arte e está pronto para ser visitado”, diz presidente da Embratur na inauguração, em Paris 

Experiência inédita da Agência irá levar a cultura e as riquezas do Brasil a diversas cidades da Europa e dos Estados Unidos; Projeto itinerante ficará na capital francesa entre os dias 6 e 8 de outubro 
Divulgação/Embratur
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lança projeto inédito e itinerante da Agência, que acontece em galerias de arte pelo exterior, promovendo destinos turísticos brasileiros através de experiências imersivas e sensoriais,

06/10/2023 – A Galeria Visit Brasil foi oficialmente inaugurada nesta sexta-feira (6), em Paris, na França.  O projeto inédito e itinerante da Embratur, em parceria com o Sebrae, que acontece em galerias de arte pelo exterior, promove destinos turísticos brasileiros através de experiências imersivas e sensoriais, sob a perspectiva da sustentabilidade, da arte, da moda, da gastronomia, da diversidade e da cultura do nosso país. O pontapé inicial aconteceu na capital francesa, onde ficará até dia 8 de outubro.

A inauguração contou com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que ressaltou que o lançamento do projeto na França é “emblemático”. “É um recado, é uma compreensão que a gente quer que a Europa inteira tenha desse Brasil que voltou, como diz o presidente Lula. O Brasil da democracia, da sustentabilidade, da responsabilidade climática, do emprego e da renda, e do turismo”, disse. 

No mesmo espaço, também foi lançada a nova campanha publicitária da Embratur, voltada para o mercado europeu. O filme de 60 segundos da campanha foi exibido durante a abertura da Galeria Visit Brasil – o vídeo usa a linguagem storytelling (narração de histórias) para mergulhar nas memórias de uma turista francesa, que relembra a sua viagem e comenta a experiência transformadora que é visitar o Brasil. Para Freixo, o Brasil exporta alegria, um “produto” tipicamente brasileiro que precisa ser conhecido e vivido pelo mundo inteiro. 

“A ideia de que o Brasil precisa ser apresentado e uma campanha precisa ser lançada dentro de uma galeria de arte tem um sentido. O Brasil é uma obra de arte e precisa ser visto como uma grande obra de arte. O Brasil tem seus desafios, mas está pronto para ser visitado. Quem conhece o nosso país, quer voltar, e assume junto com a gente o desafio de fazer o Brasil um destino para cada vez mais estrangeiros e melhor também para os brasileiros, porque o turismo é bom para todo mundo”, afirmou o presidente da Embratur. 

A abertura da Galeria Visit Brasil em Paris também contou com a presença do gerente de Mercados e Eventos Internacionais da Embratur, Bruno Reis, e da coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas, Tânia Neres, além da Embaixada do Brasil na França, Sebrae-MT, companhias aéreas e representantes de parceiros da Embratur no projeto, como Instituto Proeza, Granado, Osklen, Terruá, Jangada, entre outros. O evento também contou com a cobertura de quatro jornalistas franceses. 

O Embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares, afirmou que a Galeria Visit Brasil representa um ponto de encontro do turismo, da cultura e da gastronomia do Brasil em Paris, e felicitou a Embratur pela iniciativa. “Eu acredito que as atividades previstas na Galeria Visit Brasil darão contribuições excelentes e o momento não poderia ser mais positivo. Nós estamos em plena reaproximação entre o Brasil e a França. Cabe a nós agora mostrarmos para os franceses que o Brasil nos espera de braços abertos”, disse. 

O ex-jogador de futebol Raí, ídolo da torcida do clube francês Paris Saint-Germain, também participou da inauguração da Galeria Visit Brasil. “A França é o país dos direitos humanos e o Brasil é o país humano em busca de direitos. E essa relação entre França e o Brasil tem um poder de transformar o mundo. Tem uma potência, tem algo que vai além do que a gente possa imaginar. Acredito que o Brasil precisa cada vez mais conhecer a França, e os franceses cada vez mais conhecer toda a riqueza do Brasil, do Brasil verdadeiro, profundo, da diversidade e da biodiversidade”, afirmou o ex-atleta. 

Saiba mais sobre a Galeria Visit Brasil
Promover o turismo brasileiro no exterior por meio de um inovador projeto de galeria de arte, que reúne experiências multissensoriais e apresenta um Brasil sustentável e diverso para o turista internacional, é o principal objetivo da Galeria Visit Brasil.  Com uma vasta programação, o espaço-conceito irá proporcionar aos visitantes uma experiência imersiva, descobrindo o Brasil por meio das perspectivas da arte, da moda, da cosmética, do estilo de vida, das suas raízes e belezas naturais exuberantes, dos vibrantes ritmos da música e dos sabores autênticos da gastronomia brasileira.

Com um ambiente cuidadosamente projetado, a primeira edição desta ação inédita da Agência levará ao público francês, até o dia 8 de outubro, um pouco da cultura brasileira por meio de obras de artistas brasileiros, shows ao vivo, degustação da culinária regional do país e oficinas interativas. 

A Galeria Visit Brasil conta também com ações voltadas à sustentabilidade, como o uso consciente e aproveitamento da cenografia para várias galerias, uso de materiais biodegradáveis, brindes exclusivos produzidos a partir de garrafas pet, separação adequada do lixo e compensação de carbono. Os visitantes poderão ainda se envolver com uma variedade de manifestações artísticas e sensoriais que fazem parte da rica identidade cultural do Brasil.

A Galeria Visit Brasil é um projeto itinerante e, além da França, irá passar por Roma, na Itália, entre os dias 12 e 14 de outubro e Londres, na Inglaterra, nos dias 4 e 5 de novembro. Nos Estados Unidos, haverá Galerias em Nova Iorque, de 27 a 29 de outubro; Miami, entre os dias 9 a 11 de novembro, e Los Angeles, de 2 a 4 de novembro.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.