06/10/2023 – A Galeria Visit Brasil foi oficialmente inaugurada nesta sexta-feira (6), em Paris, na França. O projeto inédito e itinerante da Embratur, em parceria com o Sebrae, que acontece em galerias de arte pelo exterior, promove destinos turísticos brasileiros através de experiências imersivas e sensoriais, sob a perspectiva da sustentabilidade, da arte, da moda, da gastronomia, da diversidade e da cultura do nosso país. O pontapé inicial aconteceu na capital francesa, onde ficará até dia 8 de outubro.
A inauguração contou com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que ressaltou que o lançamento do projeto na França é “emblemático”. “É um recado, é uma compreensão que a gente quer que a Europa inteira tenha desse Brasil que voltou, como diz o presidente Lula. O Brasil da democracia, da sustentabilidade, da responsabilidade climática, do emprego e da renda, e do turismo”, disse.
No mesmo espaço, também foi lançada a nova campanha publicitária da Embratur, voltada para o mercado europeu. O filme de 60 segundos da campanha foi exibido durante a abertura da Galeria Visit Brasil – o vídeo usa a linguagem storytelling (narração de histórias) para mergulhar nas memórias de uma turista francesa, que relembra a sua viagem e comenta a experiência transformadora que é visitar o Brasil. Para Freixo, o Brasil exporta alegria, um “produto” tipicamente brasileiro que precisa ser conhecido e vivido pelo mundo inteiro.
“A ideia de que o Brasil precisa ser apresentado e uma campanha precisa ser lançada dentro de uma galeria de arte tem um sentido. O Brasil é uma obra de arte e precisa ser visto como uma grande obra de arte. O Brasil tem seus desafios, mas está pronto para ser visitado. Quem conhece o nosso país, quer voltar, e assume junto com a gente o desafio de fazer o Brasil um destino para cada vez mais estrangeiros e melhor também para os brasileiros, porque o turismo é bom para todo mundo”, afirmou o presidente da Embratur.
A abertura da Galeria Visit Brasil em Paris também contou com a presença do gerente de Mercados e Eventos Internacionais da Embratur, Bruno Reis, e da coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas, Tânia Neres, além da Embaixada do Brasil na França, Sebrae-MT, companhias aéreas e representantes de parceiros da Embratur no projeto, como Instituto Proeza, Granado, Osklen, Terruá, Jangada, entre outros. O evento também contou com a cobertura de quatro jornalistas franceses.
O Embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares, afirmou que a Galeria Visit Brasil representa um ponto de encontro do turismo, da cultura e da gastronomia do Brasil em Paris, e felicitou a Embratur pela iniciativa. “Eu acredito que as atividades previstas na Galeria Visit Brasil darão contribuições excelentes e o momento não poderia ser mais positivo. Nós estamos em plena reaproximação entre o Brasil e a França. Cabe a nós agora mostrarmos para os franceses que o Brasil nos espera de braços abertos”, disse.
O ex-jogador de futebol Raí, ídolo da torcida do clube francês Paris Saint-Germain, também participou da inauguração da Galeria Visit Brasil. “A França é o país dos direitos humanos e o Brasil é o país humano em busca de direitos. E essa relação entre França e o Brasil tem um poder de transformar o mundo. Tem uma potência, tem algo que vai além do que a gente possa imaginar. Acredito que o Brasil precisa cada vez mais conhecer a França, e os franceses cada vez mais conhecer toda a riqueza do Brasil, do Brasil verdadeiro, profundo, da diversidade e da biodiversidade”, afirmou o ex-atleta.
Saiba mais sobre a Galeria Visit Brasil
Promover o turismo brasileiro no exterior por meio de um inovador projeto de galeria de arte, que reúne experiências multissensoriais e apresenta um Brasil sustentável e diverso para o turista internacional, é o principal objetivo da Galeria Visit Brasil. Com uma vasta programação, o espaço-conceito irá proporcionar aos visitantes uma experiência imersiva, descobrindo o Brasil por meio das perspectivas da arte, da moda, da cosmética, do estilo de vida, das suas raízes e belezas naturais exuberantes, dos vibrantes ritmos da música e dos sabores autênticos da gastronomia brasileira.
Com um ambiente cuidadosamente projetado, a primeira edição desta ação inédita da Agência levará ao público francês, até o dia 8 de outubro, um pouco da cultura brasileira por meio de obras de artistas brasileiros, shows ao vivo, degustação da culinária regional do país e oficinas interativas.
A Galeria Visit Brasil conta também com ações voltadas à sustentabilidade, como o uso consciente e aproveitamento da cenografia para várias galerias, uso de materiais biodegradáveis, brindes exclusivos produzidos a partir de garrafas pet, separação adequada do lixo e compensação de carbono. Os visitantes poderão ainda se envolver com uma variedade de manifestações artísticas e sensoriais que fazem parte da rica identidade cultural do Brasil.
A Galeria Visit Brasil é um projeto itinerante e, além da França, irá passar por Roma, na Itália, entre os dias 12 e 14 de outubro e Londres, na Inglaterra, nos dias 4 e 5 de novembro. Nos Estados Unidos, haverá Galerias em Nova Iorque, de 27 a 29 de outubro; Miami, entre os dias 9 a 11 de novembro, e Los Angeles, de 2 a 4 de novembro.