18/10/2023 – A equipe do EmbraturLAB está em Sevilha, na Espanha, para participar do Tourism Innovation Summit. No evento, que começou na quarta-feira (18) e segue até a sexta (20), estão sendo realizadas palestras, workshops, apresentações e debates sobre temas que envolvem tecnologia, sustentabilidade, inovação, marketing, entre outros. Durante o Tourism Innovation, os profissionais do setor de turismo têm a oportunidade de aprender e compartilhar ideias sobre como inovar e melhorar em suas áreas de atuação.
O diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, juntamente com a especialista brasileira em turismo Marta Poggi, participou do painel “Inovação em Turismo no Brasil: Estado da Arte e Oportunidades”. Gevaerd apresentou as ações do EmbraturLAB para o fomento à inovação aplicada ao turismo.
“O Brasil voltou e voltou com novas oportunidades de investimento no turismo a partir da inovação. A nossa presença no TIS é uma oportunidade também de conhecer novas aplicações do uso da tecnologia nas diversas áreas do setor do turismo. Apresentamos o projeto de digitalização e os experimentos realizados na inovação aberta, além do Consórcio de Universidades, parceria com instituições de ensino que irá coletar dados dos destinos, mapear as informações e, assim, promover a colaboração entre os diversos atores do setor”, explicou.
O gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, também participa do evento na Espanha, e destacou que a Agência ainda apresentou os projetos que estão sendo acelerados do EmbraturLAB. “Falamos sobre os projetos das nossas aceleradas com foco na sustentabilidade, onde oito startups irão propor soluções inovadoras para impulsionar práticas de turismo sustentável no Brasil”, detalhou.
Evento
Entre as novidades do Tourism Innovation Summit 2023 está o novo espaço de exposição que abrigará mais de 200 empresas que irão expor suas inovações inteligência artificial (IA), nuvem, segurança cibernética, blockchain, big data e análise, business intelligence, chatGPT, tecnologia hoteleira, automação de marketing, tecnologias sem contato ou análise preditiva. Os organizadores esperam ultrapassar os 7 mil participantes da última edição.
Quer saber mais sobre o evento? Acesse: https://www.tisglobalsummit.com/
Inscrições abertas
Os interessados em concorrer ao novo programa de aceleração do EmbraturLAB, que irá selecionar oito startups que proponham soluções inovadoras para impulsionar práticas de turismo sustentável no Brasil, têm até o dia 10 de novembro para se inscrever. A apresentação do concurso foi realizada no início deste mês, durante o Rio Innovation Week, maior evento de tecnologia da América Latina que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro.
Nessa seleção, o foco será na sustentabilidade. O concurso busca startups que proponham soluções inovadoras para aprimorar as práticas socioambientais do turismo no Brasil, promovam a democratização do uso de ferramentas tecnológicas e que atendam às necessidades dos turistas estrangeiros e do trade turístico local, levando em consideração as responsabilidades social, econômica e ambiental.
“Esse é o terceiro edital de aceleração lançado pelo EmbraturLAB, que é voltado para aperfeiçoar os serviços e produtos nos destinos turísticos no Brasil. A ideia é melhorar a experiência do turista, em especial os estrangeiros, com soluções tecnológicas, em busca de soluções que impactem de forma social e ambiental na comunidade e no trade turístico”, explicou o diretor Roberto Gevaerd.
O programa de aceleração é desenvolvido em parceria com o Turistech HUB, líder em inovação no turismo do Brasil. Eduardo Lorea, idealizador do hub e CEO da Numerik, afirmou que a inovação é a ferramenta que pode melhorar e impulsionar o turismo internacional no Brasil.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.