20/10/2023 – O coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo Persi, foi premiado pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR Nacional) como “Profissional Destaque Nacional no Ecoturismo e Turismo de Aventura”.
Pós-graduado em Ecoturismo e com mais de 20 anos dedicados ao desenvolvimento de normas técnicas aplicadas ao turismo de aventura, Persi foi reconhecido por sua “contribuição para a internacionalização das experiências de turismo de natureza brasileiros, exportando os altos critérios de qualidade e segurança das empresas e do setor”.
“Estou muito honrado em receber esse reconhecimento. Tenho que agradecer a todos da ABBTur, os profissionais do trade de ecoturismo e turismo de aventura do Brasil e à toda Equipe Embratur, pela oportunidade de continuar minha missão de termos o Brasil como referência internacional nesses segmentos”, disse.
De acordo com a presidente da ABBTUR Nacional, Lenora Schneider, o tema “A essencialidade do Turismólogo para a atividade turística traz reflexão sobre o diferencial da presença do profissional turismólogo nas empresas e corporações. “O Prêmio Nacional ABBTUR Mérito & Talento de fato homenageia àqueles que fazem o turismo brasileiro acontecer, destaca.
Os homenageados do prêmio são selecionados de duas formas, indicados pelas entidades representativas nacionais das principais atividades características do turismo, por meio de votação interna, em lista tríplice; ou pela indicação por voto nas categorias regionais e homenageado nacional, no qual os três mais votados compõem a finalíssima. Em 2023 esta categoria recebeu 4.923 votos. Após esta fase, é composta uma comissão de membros notáveis da ABBTUR Nacional e conforme prevê os preceitos do regulamento, vota-se pelos homenageados.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, parabenizou a conquista do coordenador Leonardo Persi. “Temos hoje, na Embratur, uma equipe com grandes talentos individuais, mas que jogam junto na missão de dar o salto de qualidade que o Brasil precisa na promoção dos destinos turísticos de nosso país. É sem dúvidas o caso de Leonardo Persi, que recebe esse reconhecimento, premiando sua dedicação e competência, e colocando o trabalho desenvolvido na Embratur em evidência mundial”, destacou.
Destaque mundial
O Brasil foi eleito pela Revista Forbes como o melhor país do mundo para se fazer ecoturismo. O Índice de Ecoturismo, elaborado pela plataforma global Forbes Adviso e divulgado em agosto deste ano, ranqueia os países com base na avaliação da biodiversidade, quantidade de atrativos naturais e parques reconhecidos pela Unesco, e na sustentabilidade destes destinos. O ranking é composto por 50 países, e o Brasil recebeu a elevada pontuação de 94,9/100, bem à frente do México, que ficou na segunda colocação com 86 pontos.
De acordo com a Forbes Advisor, o Brasil foi o país com maior biodiversidade entre todos os destinos pesquisados, “com mais de 43 mil espécies de animais e plantas diversas”. O ranking ainda ressalta que “30% do território brasileiro está protegido” e que o Brasil possui oito sítios com título de patrimônio mundial natural da Unesco. A plataforma cita como exemplo o Complexo de Conservação da Amazônia Central, no estado do Amazonas, que possui mais de seis milhões de hectares e é uma das regiões mais ricas do planeta em biodiversidade. É um local que “protege espécies ameaçadas, como o peixe-boi da Amazônia e o jacaré-açu”, afirmou o levantamento.
“Hoje somos reconhecidos como o país mais desejado, que o mundo quer conhecer. E mais ainda, o mundo que fazer parte da transformação que o Brasil vem passando, contribuindo com a sustentabilidade de nossa natureza através do turismo”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Em 2023, a Embratur reatou laços com a maior associação de ecoturismo e turismo de aventura do mundo, a ATTA (Adventure Travel Trade Association) – o Brasil havia sido suspenso dessa entidade nos últimos anos devido ao aumento do desmatamento. Em setembro, a Embratur participa do congresso Adventure Travel World Summit, no Japão, com uma apresentação sobre os destinos do Brasil. O Brasil também conquistou a sede do congresso mundial da International Organization for Standardization (ISO) focado nas atividades de turismo, que será realizado em 2025 no Rio de Janeiro.
A avaliação da Forbes Advisor é feita seguindo rígidos critérios. Além do número de espécies animais e vegetais, o número de espécies protegidas, o número de sítios patrimônios da Unesco, também são consideradas as emissões de gás carbônico e a qualidade do ar, entre outros pontos. O Brasil possui 23 cidades históricas, sítios e monumentos históricos reconhecidos pela Unesco como patrimônio mundial da humanidade. Desses, sete são naturais, 15 culturais e um misto (natural e cultural).