CAPACITAÇÃO

Com inteligência de dados, workshop da Embratur qualifica trade turístico de Pipa (RN) para atrair turistas internacionais

O Rio Grande do Norte já recebeu mais de 14 mil visitantes de outros países; parceria entre a Agência e o Sebrae Nacional irá passar pelos 27 estados do país
Embratur / Sebrae
A cidade de Tibau do Sul está inserida no turismo internacional do Rio Grande do Norte, que recebeu, de janeiro a setembro deste ano, 14.147 turistas estrangeiros, segundo o Portal de Dados da Embratur

25/10/2023 – A 80 quilômetros de Natal, capital do Rio Grande do Norte, está o município de Tibau do Sul, onde se localiza a Praia de Pipa. Com extensão de 10 quilômetros de areia, o Santuário Ecológico de Pipa fica localizado em uma área de Mata Atlântica, tendo seus  bares e restaurantes como uns dos atrativos turísticos mais procurados por visitantes do mundo todo. 

A cidade de Tibau do Sul está inserida no turismo internacional do Rio Grande do Norte, que recebeu, de janeiro a setembro deste ano, 14.147 turistas estrangeiros, segundo o Portal de Dados da Embratur. Ainda de acordo com o levantamento, Portugal, Argentina e Itália são, respectivamente, os países que mais enviaram visitantes para o estado nordestino. 

Para dar suporte ao crescimento do turismo local e de todo o estado, a Embratur realizou, no dia 23, na região turística de Pipa, um treinamento para capacitar 27 representantes do turismo, com o objetivo de qualificar a experiência do visitante estrangeiro. A iniciativa, uma parceria da Embratur com o Sebrae, utiliza a inteligência de dados no planejamento de estratégias que promovam o turismo local a visitantes estrangeiros. 

Em Pipa, destino muito conhecido por sol e praia, o assessor da Gerência de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, Mateus José Alves Pinto, explicou como é possível gerar novas oportunidades a partir de outros segmentos como a gastronomia e turismo de experiências. 

“O Rio Grande do Norte é, realmente, um destino cheio de possibilidades. Nesta região de Pipa/Tibau do Sul, onde ocorreu o workshop, mostra como é possível diversificar a oferta do Sol e Praia, aliando-a com gastronomia autoral, esportes aquáticos, experiências em quilombos e comunidades indígenas e eventos para os turistas LGBT+. Um destino autêntico, hospitaleiro e diverso que, somado às tendências para o turismo internacional que trazemos ao longo do Workshop, tem tudo para ser protagonista do Brasil no exterior”, pontuou. 

A oferta de possibilidades turísticas de Pipa e de todo o estado do Rio Grande do Norte têm exigido do trade uma qualificação maior no atendimento ao turista tanto nacional quanto internacional. A gerente de Promoção Internacional da Empresa Potiguar de Promoção Turística S/A (Emprotur), Lorayne Gomes, acredita que o workshop irá melhorar a experiência dos visitantes e atrair mais turistas internacionais. 

“O treinamento foi muito bom para esclarecer mais para o trade turístico, para as nossas equipes que estão envolvidas com o turismo aqui do Rio Grande do Norte, como funciona a promoção turística fora do país, como funcionam as ações, sobretudo na hora que o turista chega, todo o trabalho que é feito por trás de pesquisa, de dados, de análises. Com o treinamento, eles puderam entender como o trabalho é feito e poderão contribuir para que as ferramentas sejam melhor utilizadas, os dados sejam compreensíveis e que a gente consiga unir os esforços para integrar os propósitos, saber que o Rio Grande do Norte tem muitos destinos e que cada peculiaridade é única e que unidos, a gente pode atrair mais visitantes e que eles possam passar mais tempo. Com os dados, a gente pode adequar o perfil do destino, do visitante. Acredito que essa atuação integrada da Embratur e Emprotur vai fazer com que o Rio Grande do Norte e o Brasil tenham destaque regional, nacional e que o mundo nos conheça”, avaliou. 

A parceria da Embratur e do Sebrae por meio do Workshop Conexão Embratur  “Guia para a competitividade e promoção internacional” pretende visitar os 27 estados do país. O próximo estado a receber o treinamento será a Paraíba, no dia 25 de outubro.

Capacitação
O ciclo do “Workshop do Conexão Embratur” iniciou em julho deste ano. As equipes da Embratur e do Sebrae já visitaram onze estados: Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Macapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Norte. A iniciativa pretende passar por todos os estados brasileiros até o final deste ano. A ideia é capacitar o trade turístico do país, como afirma o presidente da Agência, Marcelo Freixo. 

“Quase todo o trade turístico brasileiro é formado por micro, pequenas e médias empresas. Então, esse trabalho, em parceria com o Sebrae, é fundamental para garantir a qualidade dos serviços que serão ofertados aos turistas estrangeiros e brasileiros. Nossa equipe também apresenta dados sobre os mercados estratégicos e as tendências mundiais. Ou seja, é um diálogo que ajuda a entender o perfil do nosso turista e nos permite investir de forma mais assertiva nas tomadas de decisões”, reforçou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

O Sebrae, parceiro da Embratur nos workshops, também participa da caravana de capacitação por todo o Brasil. “O Sebrae está ao lado dos pequenos negócios e usa toda sua expertise e capilaridade para ajudar a impulsionar o turismo no país. Sabemos que toda uma cadeia de pequenos negócios é beneficiada pelas atividades turísticas e, quando preparamos esses empreendedores, geramos mais renda, emprego e contribuímos para o combate da miséria do país”, ressaltou o presidente do Sebrae, Décio Lima.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.