CONECTIVIDADE

Aumento de voos domésticos favorece permanência de turistas internacionais no Brasil

Reforço na malha aérea para a alta temporada 2023/2024 foi anunciada no Ministério do Turismo com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo
Renato Vaz/Embratur
Durante evento no Ministério do Turismo, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que a ação visa democratizar o acesso dos brasileiros à aviação civil, o que fortalece o turismo interno

25/10/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou da solenidade do programa “Conheça o Brasil: Voando”, do Ministério do Turismo, que consolidou os dados sobre aumento de voos domésticos e internacionais na alta temporada de 2023/2024. A nova malha aérea regular do verão brasileiro contará com 94 novos voos, sendo 81 nacionais e 13 ligando destinos internacionais ao Brasil.

Marcelo Freixo destacou que a ação visa democratizar o acesso dos brasileiros à aviação civil, o que fortalece o turismo interno. “O reforço da malha aérea brasileira, em alta temporada, vai proporcionar que o turista internacional passe mais tempo no Brasil, conheça mais cidades, fortalecendo nossa estratégia de diversificação dos destinos turísticos que promovemos internacionalmente”, destacou.

O evento, que aconteceu no Ministério do Turismo, no início da tarde desta quarta-feira (25), foi uma ação do Ministério do Turismo que envolveu a Embratur, o Ministério de Portos e Aeroportos, além da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e as companhias áreas brasileiras Latam, Gol, e VoePass. O programa “Conheça o Brasil: Voando” também prevê uma campanha de promoção de destinos turísticos no país distribuída nas aeronaves e a implementação de stopover em voos domésticos e internacionais.

Com o stopover, passageiros podem aumentar o tempo de permanência em uma escala ou conexão para visitar um ponto turístico estendendo as férias e com poucas mudanças no preço da passagem. Em sua participação no evento, o presidente da Embratur lembrou que, de agosto a janeiro de 2023, o Brasil recebeu 4 milhões de turistas internacionais, superando todo o ano de 2022 e se igualando aos 12 meses de 2019, no pré-pandemia.

“E o mais importante é quanto esses turistas internacionais deixaram no Brasil. Tivemos R$ 22 bilhões deixados na economia brasileira pelo turismo internacional de janeiro a agosto deste ano. Qual é a atividade econômica que deixou R$ 22 bilhões na economia brasileira, em oito meses? Sem contar que estamos falando de uma atividade econômica compatível com a sustentabilidade, democracia, geração de empregos e renda. Estamos diante do futuro, do que se espera para a economia brasileira no século XXI”, ressaltou. 

A presidente da Abear, Jurema Monteiro, disse que a associação e as empresas têm intensificado o diálogo com o governo federal para reaquecer o setor, comprometido pela pandemia de Covid-19 e em recuperação desde então. Segundo ela, a meta é voar mais e transportar mais passageiros. “Somos a base da cadeia do turismo, que começa no avião e se estende por uma série de serviços na hotelaria, bares e restaurantes, até vendedores de coco. São mais de 100 milhões de empregos diretos e indiretos”, afirmou.

Infraestrutura e turismo
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também participou da solenidade. Ele destacou que o ministério terá R$ 25 bilhões em investimento em aeroportos por meio de concessões durante os próximos oito anos. “Temos que estruturar nossos aeroportos”, explicou. “Cada quatro turistas geram um emprego, e geração de emprego e renda é uma das prioridades do Governo Lula”, completou.

Já o ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou a importância do setor de turismo para o Brasil, que é responsável por 7,8% do Produto Interno Bruto (PIB). Para o chefe da pasta, o país tem a capacidade de chegar a dois dígitos e ultrapassar setores como petróleo e gás, por exemplo, que representam 12,5% do PIB. “Vamos passar dos 106 milhões de brasileiros viajando pelo país e fazer os estrangeiros  ficarem mais tempo no país”, prometeu.

Ainda segundo Sabino, o Brasil fechou acordo com a Organização Mundial do Turismo, agência da ONU, que vai abrir um escritório no Rio de Janeiro voltado para o turismo na América do Sul e Caribe. Participaram da solenidade, também, representantes das empresas Gol, Latan e VoePass e da Infraero, o presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, deputado Romero Rodrigues (Podemos-PB), além de outros parlamentares.

 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.