25/10/2023 – A Embratur participou, nesta terça-feira (25), do lançamento da campanha “Brasil sem Misoginia”. A iniciativa, do Ministério das Mulheres, tem o objetivo de conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância do combate à misoginia, que significa toda e qualquer forma de violência e discriminação contra as mulheres.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves – anfitriã da solenidade – além de várias ministras e representantes do governo federal, da ONU Mulheres, de entidades feministas, de empresas, de ONGs, de instituições, times de futebol, universidades, grupos religiosos, entre outras, assinaram um termo de compromisso com ações que combatem o ódio e preconceito contra mulheres.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, assinou o termo de compromisso e afirmou que a atual gestão tem o comprometimento na defesa das mulheres. “Estar aqui para a gente é muito importante e tem muito a ver com a história do ‘Brasil voltou’. É o Brasil das mulheres, da igualdade de gênero, o Brasil dos direitos, o Brasil transforma o combate à violência contra a mulher em política pública”, ressaltou.
A coordenadora de Sustentabilidade da Embratur, Marina Barki, acompanhou o presidente Freixo no lançamento do “Brasil sem Misoginia”, e afirmou que o combate ao preconceito e discriminação contra as mulheres fazem parte da estratégia ESG da Embratur. A sigla significa Environmental (ambiental), Social e Governance (governança). Na prática, representa uma mudança de mentalidade sobre práticas sustentáveis relacionadas ao meio ambiente, às comunidades impactadas, direta ou indiretamente por aquela atividade econômica, e à aspectos de governança corporativa da organização, garantindo bem-estar, diversidade e transparência.
“ A Embratur veio apoiar como parte da estratégia ESG. Temos um foco muito grande no combate a toda e qualquer forma de violência contra as mulheres”, comentou.
Contra a exploração sexual
A Embratur, em proteção aos direitos das mulheres, firmou acordo de cooperação técnica com a Polícia Federal, que estabelece ações para prevenir e combater os crimes de exploração sexual praticados por turistas internacionais no Brasil. O presidente da Agência explicou que, por meio da colaboração com a Polícia Federal, a direção da Embratur vai poder identificar os destinos nacionais mais vulneráveis a essas práticas criminosas e, posteriormente, trabalhar de forma preventiva para coibir novas ações.
“O Brasil tem um histórico de turismo para fins de exploração sexual que precisa ser enfrentado. Esse é um turismo que a gente não quer. A gente quer muito o turista no Brasil, pelo sol e praia, pela gastronomia, pela cultura, mas o turismo para cometer crime, a gente não quer. Não pode ter nenhuma dúvida em relação a isso”, enfatizou Marcelo Freixo.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.