07/11/2023 – A Embratur participou, nesta terça-feira (7), da abertura da 6ª Edição do Brasil Investment Forum 2023 (BIF/23), no Palácio do Itamaraty. O evento é um dos mais importantes em atração de investimentos estrangeiros da América Latina. Entre os temas que estão na pauta de debates deste ano na exposição, estão a sustentabilidade, transição energética e desenvolvimento sustentável, bioeconomia, agronegócio, novas tecnologias e negócios de impacto.
A Embratur participa do evento em busca de novos investimentos em turismo sustentável e na atração de eventos internacionais. A Agência promove o turismo sustentável como uma forma de ampliar a visibilidade dos destinos brasileiros para turistas do exterior e, assim, posicionar o Brasil como protagonista na pauta do meio ambiente no cenário internacional.
O diretor de Gestão e Inovação da Agência, Roberto Gevaerd, representou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, na solenidade de abertura, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, além de outras autoridades.
Na abertura do evento, que segue até quarta-feira (8), a Embratur exibiu o vídeo da campanha “Brasil com S”, que apresenta um país diverso com destinos culturais, religiosos e de natureza. O diretor Roberto Gevaerd destacou que a presença da Agência no fórum é importante, pois o setor de turismo representa 8% do PIB. “O Fórum Brasil de Investimento é um dos maiores do segmento voltado para o mercado da América Latina. A ideia aqui é atrair investimentos internacionais para o Brasil, tendo a Embratur como pauta do turismo, que representa 8% do PIB nacional, com 500 atividades econômicas envolvidas”, enfatizou.
Acompanhando o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, a gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais, Vaniza Schuler, destacou a importância de conectar investidores com os grandes projetos brasileiros na área do turismo. “O fórum atrai investidores para observar as potencialidades que oferecem o nosso país. O discurso recorrente é sobre sustentabilidade, segurança e desenvolvimento social. Esse tipo de iniciativa que conecta investidores com os grandes projetos são marcos para o turismo de negócios de eventos, oportuniza essa possibilidade de conexão e identificação daqueles que serão os investidores de projetos para o país”, completou a gestora.
A coordenadora de Sustentabilidade e Ações Climáticas, Marina Barki, reforçou que a Embratur irá aproveitar o ambiente de negócio do Brasil Investment Forum 2023 para conversar com potenciais investidores e encontrar novos parceiros. “Vimos nos discursos de abertura, do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin, eles falando sobre a importância de preservar e conservar a nossa biodiversidade que é um mega ativo do Brasil. Viemos aqui para participar e fazer matchmaking com alguns potenciais investidores estrangeiros”, disse.
Discurso de abertura
O Brasil Investment Forum 2023 é realizado pelo Governo Federal, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante o seu discurso no evento, alertou para a importância de uma ação rápida para combater as mudanças climáticas e apresentou o Brasil como um destino importante para investimentos na economia verde e mudança na matriz energética. “Ou fazemos as coisas com seriedade, ou seremos vítimas de nós mesmos. O BNDES vai voltar a ser o banco de investimento, para emprestarmos dinheiro a taxa de juro baixa, de longo prazo, para que a indústria brasileira seja competitiva”, disse.
“Os americanos querem subsidiar a indústria verde, para financiar a nova matriz energética. Nós vamos incentivar e dizer que se depender da vontade do nosso governo, quem quiser fazer investimento para fazer carro verde, bicicleta verde, carne verde, não precisa procurar. Tem um lugar chamado Brasil que pode se tornar o maior produtor de energia limpa e renovável do planeta Terra”, completou Lula.
Alckmin destacou o bom momento econômico que o país está vivendo e anunciou que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, pasta sob seu comando, trabalha para desburocratizar o comércio e facilitar a exportação. “Ontem assinamos o contrato com o BID de recurso a fundo perdido para o Portal Único do Ministério da Indústria, para desburocratizar, reduzir custos”, afirmou.
Participaram da abertura, ainda, os ministros Carlos Fávaro, da Agricultura; Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Rui Costa, da Casa Civil, e Nísia Trindade, da Saúde. Na última edição, o fórum teve a presença de mais de 100 países com 6 mil inscritos.