PARCERIA

Embratur e portal gastronômico estudam ações conjuntas de promoção internacional 

Marcelo Freixo e Rodrigo Ferraz, do portal Fartura Brasil, discutiram a importância da divulgação da gastronomia brasileira na Europa como forma de promoção do País e atração de turistas
Renato Vaz/Embratur
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu o empresário e organizador do portal especializado em gastronomia Fartura Brasil, Rodrigo Ferraz

08/11/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu o empresário e organizador do portal especializado em gastronomia Fartura Brasil, Rodrigo Ferraz. A reunião de aproximação aconteceu na sede da Agência no fim da tarde desta quarta-feira (8). Freixo e Ferraz debateram ações conjuntas para fortalecer a presença da gastronomia brasileira em mercados do setor turístico da Europa.

O Fartura é responsável pelo Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes e atua no fomento e divulgação da gastronomia brasileira com a produção de livros, filmes, documentários, webséries e outros produtos.

De acordo com o presidente da Embratur, essa aproximação deve acontecer, em um primeiro momento, com Portugal, onde a plataforma tem presença mais forte e agenda de eventos em Lisboa e Porto. “A gastronomia brasileira já é reconhecida no mundo, mas nós queremos fortalecer essa presença. Vamos pensar em estratégias conjuntas para ampliar essa divulgação”, explicou Freixo. 

Ferraz destacou que a gastronomia brasileira tem se tornado um assunto popular até mesmo entre brasileiros e que é um momento oportuno para fortalecer o setor no exterior. “A reunião com a Embratur mostra que o poder público entende a importância da gastronomia. Se você agregar região, agricultura, pecuária, produção, comércio e indústria, é um setor que representa uma fatia importante do PIB, que vai de 15% a 20%”, disse. 

O supervisor de Cultura e Gastronomia da Embratur, Cristiano Braga, também participou do encontro. De acordo com ele, há um esforço da Agência para transformar o Brasil em um destino gastronômico. “Nossa gastronomia alcançou um grande reconhecimento internacional nos últimos anos. O nosso esforço é para ampliar esse destaque e transformar o país em um destino gastronômico consolidado para os turistas internacionais”, enfatizou.