CAPACITAÇÃO
Trade turístico do Tocantins recebe qualificação da Embratur para melhorar experiência de visitantes estrangeiros
Treinamento serve de base para o planejamento de ações em turismo a partir do uso da inteligência de dados; parceria entre Agência e Sebrae irá capacitar representantes do turismo dos 27 estados do país

08/11/2023 – Operadores, agentes de turismo, empresários, acadêmicos e demais atores do trade turístico do Tocantins participaram nesta quarta-feira (8) do “Workshop do Conexão Embratur”, realizado em Palmas. A equipe da Agência esteve na capital tocantinense para promover uma capacitação aos representantes do setor na intenção de qualificar a experiência dos turistas internacionais a partir do uso da inteligência de dados.
Parceria entre Embratur e Sebrae Nacional, o treinamento reuniu 40 participantes, incluindo atores de outras regiões do estado. O workshop mostrou como o uso de dados pode fornecer informações sobre o comportamento dos visitantes a fim de aprimorar os serviços turísticos, e também abordou temas como a criação de experiências autênticas, sustentabilidade e gestão, além de fortalecimento de marca.
O supervisor da Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, Cristiano Borges, comandou o treinamento, que, segundo ele, serviu para balizar as ações que o Sebrae já realiza no Tocantins. “O Workshop alcançou municípios das várias regiões do Tocantins e serviu para reforçar o trabalho que o Sebrae já vem desenvolvendo no estado, com os agentes dos roteiros turísticos. Empresários, consultores e técnicos do poder público local puderam observar as tendências no turismo internacional e conhecer um pouco do trabalho da Embratur”, afirmou.
Para a analista do Sebrae, Walbênia Lemos, o momento serviu para compartilhar experiências e gerar novos insights para a promoção dos destinos turísticos do Tocantins no exterior. “O tema ‘internacionalização’ trouxe muitas informações do que precisamos fazer para estarmos sempre nas prateleiras internacionais. Pelas informações que tivemos acesso, tivemos a sensação de que estamos no caminho certo. Nosso público hoje, além das agências do estado do Tocantins, tivemos os agentes dos roteiros turísticos e foi importante essa integração para que eles entendam a melhor forma de promover os destinos. É importante esse olhar da Embratur para o estado”, comentou.
A agente de viagens July da Costa, da Praia Rica Expedições, esteve na capacitação e observou como o uso dos dados pode melhorar a atuação da empresa no planejamento dos roteiros. A Praia Rica Expedições leva turistas nacionais e internacionais a destinos como Jalapão, Ilha do Bananal, Serras Gerais e do Lajeado.
“É importante a presença da Embratur fazendo essa ponte nos estados. Eu acho que o máximo de conhecimento que temos para trocar é válido. Temos total interesse de mostrar o Tocantins fora do país e atrair cada vez mais turistas”, ressaltou a agente.
Capacitação
O ciclo do “Workshop do Conexão Embratur” começou em julho deste ano e, desde então, as equipes da Embratur e do Sebrae já visitaram 14 estados: Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Tocantins.
A iniciativa visa capacitar o trade turístico do país, como afirma o presidente da Agência, Marcelo Freixo. “Quase todo o trade turístico brasileiro é formado por micros, pequenas e médias empresas. Então, esse trabalho, em parceria com o Sebrae, é fundamental para garantir a qualidade dos serviços que serão ofertados aos turistas estrangeiros e brasileiros. Nossa equipe também apresenta dados sobre os mercados estratégicos e as tendências mundiais. Ou seja, é um diálogo que ajuda a entender o perfil do nosso turista e nos permite investir de forma mais assertiva nas tomadas de decisões”, reforçou Freixo.
O Sebrae, parceiro da Embratur nos workshops, também participa da caravana de capacitação por todo o Brasil. “O Sebrae está ao lado dos pequenos negócios e usa toda sua expertise e capilaridade para ajudar a impulsionar o turismo no país. Sabemos que toda uma cadeia de pequenos negócios é beneficiada pelas atividades turísticas e, quando preparamos esses empreendedores, geramos mais renda, emprego, e contribuímos para o combate da miséria do país”, ressaltou o presidente do Sebrae, Décio Lima.
A parceria da Embratur e do Sebrae por meio do Workshop Conexão Embratur “Guia para a competitividade e promoção internacional” pretende visitar os 27 estados do país.
Notícias recentes
Presidente da Embratur negocia na Câmara dos Deputados benefício fiscal para setor do turismoAVISO DE ABERTURA DE SESSÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE – EMBRATUR/GPPMD nº 02/2022
Joinville (SC) será o próximo destino de capacitação da Embratur
Embratur, GRU Airport e Condor debatem retorno de voos Alemanha-Brasil
Conectividade em alta: Embratur participa de lançamento da Jetsmart de voos Brasil-Chile e Brasil-Argentina
Embratur participa do 4º Fórum CLIA Brasil 2022
Em Guayaquil, Embratur se reúne com associações para criar oportunidades de negócios
Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur
Roadshows pela Europa: Embratur inicia ciclo de rodada de negócios
Gestores de turismo de Recife (PE) recebem capacitação para promover turismo internacional
Ver mais notícias