09/11/2023 – Com o propósito de fortalecer o diálogo e as ações de promoção do turismo paraguaio no Brasil, o Comitê Descubra Brasil do Paraguai, do qual a Embratur participa, reativou as atividades, depois de quatro anos, por meio de campanha de mídia em dois grandes centros de compras paraguaios. Durante todo o mês de novembro, o Shopping Del Sol e o Paseo La Galería, ambos em Assunção, capital do Paraguai, exibirão imagens de destinos brasileiros nos totens digitais internos.
A ação com as mídias out of home (painéis) dentro dos shoppings mais movimentados de Assunção é resultado de uma reunião dos membros do Comitê, formado pela Embratur, operadoras de turismo, agências de viagens e transportadoras, na Embaixada do Brasil na capital paraguaia.
A retomada das atividades irá estreitar, ainda mais, os laços do turismo do Brasil com o país vizinho, como afirma a coordenadora de Mercados Internacionais da Embratur, Carolina Stolf.
“O Comitê Descubra Brasil, uma parceria da Embratur com os principais operadores do mercado paraguaio, desempenha um papel essencial, e a Embratur tem a missão ouvi-los atentamente e colaborar estreitamente nas ações, a fim de mostrar a diversidade de experiências do Brasil e desenvolver ainda mais a promoção assertiva do país. Estamos entusiasmados em anunciar que já iniciamos ações concretas para manter nossa presença constante neste mercado estratégico”, pontuou.
O Paraguai é o quarto país que mais enviou turistas para o Brasil neste ano, segundo o Portal de Dados da Embratur. Até setembro de 2023, foram 311.668 visitantes paraguaios em terras brasileiras. Os destinos mais visitados foram Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, respectivamente.
Ainda como parte das ações para aumentar o número de turistas paraguaios no país, a Embratur irá realizar, com o Comitê Descubra Brasil, capacitações online para outros atores do trade com o objetivo de ampliar o conhecimento das ofertas diversificadas de destinos brasileiros para atrair turistas paraguaios com maior período de permanência e, com isso, aumentar os gastos desses visitantes no país.
Descubra o Brasil
Os comitês “Descubra Brasil” são organizados pela Embratur em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e reúnem os setores público e privado com o objetivo de promover os destinos turísticos brasileiros nos países da América Latina. Os trabalhos dos comitês de cada país são coordenados com as estratégias da Embratur e contam com a participação de operadores de turismo, agências de viagens, hotéis e companhias aéreas que comercializam destinos brasileiros.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.