PARCERIA

Após quatro anos, Comitê Descubra Brasil do Paraguai reativa campanhas de promoção dos destinos brasileiros no país vizinho

Dois grandes shoppings da capital Assunção irão exibir imagens do Brasil em totens digitais durante todo o mês de novembro; Embratur e outros atores do trade integram Comitê
Divulgação / Embaixada do Paraguai
Paraguai é o quarto país que mais enviou turistas para o Brasil neste ano, segundo o Portal de Dados da Embratur

09/11/2023 – Com o propósito de fortalecer o diálogo e as ações de promoção do turismo paraguaio no Brasil, o Comitê Descubra Brasil do Paraguai, do qual a Embratur participa, reativou as atividades, depois de quatro anos, por meio de campanha de mídia em dois grandes centros de compras paraguaios. Durante todo o mês de novembro, o Shopping Del Sol e o Paseo La Galería, ambos em Assunção, capital do Paraguai, exibirão imagens de destinos brasileiros nos totens digitais internos. 

A ação com as mídias out of home (painéis) dentro dos shoppings mais movimentados de Assunção é resultado de uma reunião dos membros do Comitê, formado pela Embratur, operadoras de turismo, agências de viagens e transportadoras, na Embaixada do Brasil na capital paraguaia.

A retomada das atividades irá estreitar, ainda mais, os laços do turismo do Brasil com o país vizinho, como afirma a coordenadora de Mercados Internacionais da Embratur, Carolina Stolf. 

“O Comitê Descubra Brasil, uma parceria da Embratur com os principais operadores do mercado paraguaio, desempenha um papel essencial, e a Embratur tem a missão ouvi-los atentamente e colaborar estreitamente nas ações, a fim de mostrar a diversidade de experiências do Brasil e desenvolver ainda mais a promoção assertiva do país. Estamos entusiasmados em anunciar que já iniciamos ações concretas para manter nossa presença constante neste mercado estratégico”, pontuou. 

O Paraguai é o quarto país que mais enviou turistas para o Brasil neste ano, segundo o Portal de Dados da Embratur. Até setembro de 2023, foram 311.668 visitantes paraguaios em terras brasileiras. Os destinos mais visitados foram Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, respectivamente. 

Ainda como parte das ações para aumentar o número de turistas paraguaios no país, a Embratur irá realizar, com o Comitê Descubra Brasil, capacitações online para outros atores do trade com o objetivo de ampliar o conhecimento das ofertas diversificadas de destinos brasileiros para atrair turistas paraguaios com maior período de permanência e, com isso, aumentar os gastos desses visitantes no país.

Descubra o Brasil
Os comitês “Descubra Brasil” são organizados pela Embratur em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e reúnem os setores público e privado com o objetivo de promover os destinos turísticos brasileiros nos países da América Latina. Os trabalhos dos comitês de cada país são coordenados com as estratégias da Embratur e contam com a participação de operadores de turismo, agências de viagens, hotéis e companhias aéreas que comercializam destinos brasileiros.

 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.