13/11/2023 – O Portal de Dados da Embratur vai ganhar um novo painel com informações mais abrangentes sobre a entrada de turistas internacionais no país. São números coletados da plataforma ForwardKeys voltados para visitantes que chegam ao Brasil por via aérea. A nova ferramenta disponibiliza levantamentos, com filtros por estado, que informam a antecedência de compra de passagens, a motivação das viagens, o tempo de permanência, aeroporto que foi o portão de entrada e número de conexões até o destino final.
A plataforma tem reconhecimento internacional e também fornece informações para instituições como a Organização Mundial do Turismo (OMT), a World Travel & Tourism Council e países como Alemanha, Inglaterra, Portugal, República Dominicana e Tailândia. Com o painel, a Embratur passa a fornecer informações para que os governos estaduais planejem campanhas mais eficientes de atração de turistas, além de os dados alimentarem o fomento de políticas da própria Agência para promover o Brasil no exterior.
“É papel da Embratur desenvolver e incentivar o uso de inteligência de mercado para que os gestores públicos e privados possam planejar suas ações com mais eficiência. São dados que permitem captarmos tendências e entender melhor nossos gargalos e o comportamento do turista internacional desde a compra, o tempo de permanência, onde ele visitou e o motivo da viagem. Tivemos R$ 24,6 bilhões deixados na economia brasileira pelo turismo internacional de janeiro a setembro deste ano, e esse número crescerá à medida que formos mais competitivos internacionalmente”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Os números disponíveis no novo painel são relativos a 2022 e os primeiros seis meses de 2023. A atualização dos números será semestral e os dados completos deste ano estarão disponíveis no Portal de Dados da Embratur em janeiro de 2024. A Agência também planeja incluir novas variáveis no painel, como a estimativa de participação de mercado nos gastos de turistas em cada estado do país.
Dados do painel
A gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, Mariana Aldrigui, lembrou que a gestão elaborada com base de dados “é um dos pilares da Agência”. “Com os novos números, será possível, por exemplo, fazer campanhas e fechar parcerias com trades do turismo para possibilitar que turistas internacionais aumentem o tempo de permanência no Brasil”, explicou Aldrigui.
O coordenador de Informações e Inteligência de Dados da Embratur, Fábio Montanheiro, vai na mesma linha. “São informações que os estados sonham em ter. Cada localidade tem suas ações de promoção de destinos e, com esses dados, podem melhorar o planejamento e o resultado das campanhas”, avaliou.
Montanheiro usa como exemplo o Ceará. Segundo o novo painel, no primeiro semestre deste ano, 18,38% dos turistas internacionais que viajaram para o estado nordestino compraram a passagem com antecedência de 60 a 89 dias, e apenas 2,87% emitiram os bilhetes faltando quatro dias para o embarque. Além disso, dos turistas que visitaram o estado entre janeiro e junho, 25,32% ficaram de nove a 13 noites. Também são maioria os que voltam para casa após esse prazo: 25,25%. Foi possível saber ainda que 24,53% passaram um total de mais de 22 noites no Brasil, estendendo a viagem para outros destinos.
“Já em relação às conexões, 34,5% fizeram um voo direto de seus destinos para o estado. E um grupo de 33,15% fizeram uma conexão. Muito provavelmente por Guarulhos (SP) ou Galeão (RJ), que recebem a maioria dos passageiros nesses casos”, apontou o coordenador de Informações.
O painel também mostra que 63,34% dos turistas internacionais que visitaram o Ceará este ano viajaram para o destino a lazer; outros 19,14% foram se encontrar com familiares e amigos; 11,59% estiveram no estado em viagens de negócios e mais 5,93% viajaram com grupos de excursão.
Clique aqui para acessar e explorar a nova plataforma.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.