AFROTURISMO

Embratur atua na promoção do afroturismo durante o Salvador Capital Afro, na Bahia

Coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Agência, Tania Neres está na capital baiana para mostrar força do afroturismo por meio de experiências que resgatam ancestralidade e história nos destinos brasileiros
Divulgação/Embratur
Tania Neres (com o microfone) durante evento que fomenta a cultura e promove empreendedorismo e empoderamento negro em Salvador

A coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, está em Salvador, na Bahia, para cumprir uma programação intensa de eventos voltados à promoção do turismo que tem como atrativo a cultura afro. Em razão do mês da consciência negra, novembro concentra grandes eventos que trazem a ancestralidade como ponto central de debates. 

Tania Neres representa a Embratur na segunda edição do Festival Salvador Capital Afro, que reúne até o próximo dia 25 de novembro, na capital dos baianos, artistas, representantes pretos de associações culturais, do trade turístico, músicos, entre outros atores que fomentam a cultura e promovem empreendedorismo e empoderamento negro. 

Além de fomentar o afroturismo, o evento terá painéis, apresentações musicais, oficinas e rodadas de negócios, artes visuais e música. Para Tania Neres, promover o turismo é uma forma de enaltecer, também, o orgulho da população preta. 

“Estou em Salvador participando de tudo que for importante para o turismo internacional, buscando conhecer mais gente que possa conectar o afroturismo na promoção internacional. O que mais me encanta nesse trabalho é poder ver o orgulho das pessoas que querem mostrar Salvador com sua verdadeira identidade, desconstruindo histórias colonizadoras por empoderamento negro”, afirmou. 

“Não vamos mais dar nenhum passo atrás em relação ao que queremos para o futuro. Queremos um futuro de equidade, queremos mostrar que somos potentes em nossos mundos diferentes, latinos, africanos. Essa diáspora não acaba aqui e não acabará nunca. Já se houve muito a tentativa de pagamento e de branqueamento dessa população, mas nós não deixamos isso acontecer e seria muito triste se acontecesse. O que aconteceria sem a gente aqui?“, complementou Tania Neres. 

Ainda pela programação do Festival Salvador Capital Afro, a coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas mediou o painel “Afroturismo: troca de experiências internacionais”, com a CEO do Biafrika Viagens, Bia Moremi; com o diretor chefe do Ministério do Turismo, Artes e Cultura de Gana, John Yaw Agbeko; e com a secretária executiva da OEA, Kim Osborne. 

Serviço: 

Festival Salvador Capital Afro
Data: 22 a 25 de novembro
Local: Quarteirão das Artes (Barroquinha), Salvador, Bahia.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.