27/11/2023 – Conectividade aérea, facilitação turística e promoção do turismo foram os três compromissos firmados por Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai durante a XXIX Reunião de Ministros de Turismo (RMTur) do Mercosul e da Reunião Especializada de Turismo do Mercosul (RET), que teve participação da Embratur junto com o Ministério do Turismo (MTur). O presidente da Agência, Marcelo Freixo, foi representado pela Assessora Internacional da Embratur, Larissa Ushizima.
Os três compromissos estão elencados na Carta dos Ministros, ou “Carta de Foz do Iguaçu”, documento assinado pelas autoridades na quinta-feira (23), na sede da Itaipu Binacional, no Paraná, em que os países participantes se comprometeram a seguir com debates após o Paraguai assumir a presidência do Mercosul. Coube à Embratur, em parceria com o MTur, pasta comandada pelo ministro Celso Sabino, presente no evento, sugerir dois dos temas debatidos: o aumento das conexões entre os integrantes do Mercosul e a facilitação da circulação de turistas nas fronteiras terrestres.
De acordo com Larissa Ushizima, a Embratur vem trabalhando nessa conectividade. A Assessora Internacional lembrou que, para a Agência, “o turismo regional na América Latina é chave para o desenvolvimento do setor e, também, da integração regional”. “Os países do Mercosul e associados, como o Chile, são os principais emissores de turistas estrangeiros para o Brasil. Em 2022, por exemplo, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai ficaram entre os cinco principais mercados emissores de turistas para o Brasil”, destacou.
“Por isso, a Embratur acredita que esta Reunião de Ministros, associada às reuniões técnicas, são importantes fóruns para debater mecanismos e políticas que facilitem a integração regional entre nossos países”, complementou Larissa Ushizima.
Durante a XXIX RMTur, os países também se comprometeram a trabalhar a promoção turística conjunta em prol do desenvolvimento sustentável. Importante destacar que a Embratur tem uma série de iniciativas que contribuem diretamente com os pontos acertados pelos países membros na reunião e vem trabalhando para garantir, por exemplo, a conectividade aérea.
Sobre o tema, o número de voos da Gol entre Brasil e Argentina vai passar de 60 para 120 na próxima temporada. A JetSmart, por sua vez, anunciou duas novas rotas entre Florianópolis-Buenos Aires e Florianópolis-Santiago com início previsto, respectivamente, para 30 de novembro e 27 de dezembro, três vezes por semana, com expectativa de atender 92 mil pessoas.
Além disso, a SKY terá novas rotas ligando Uruguai, Chile e Peru ao Brasil. E, a partir de 2024, a companhia vai lançar um voo saindo de Montevidéu, no Uruguai, com conexão em Lima, no Peru, e destino a Florianópolis (SC), três vezes por semana.
Solução tecnológica
A Embratur também aposta no uso da tecnologia para facilitar o trânsito de turistas na América Latina e o aumento da presença de turistas internacionais no Brasil. Uma das iniciativas é o programa Aceleração Conecta IGU, em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). O programa acelera startups que atuam na emissão de vistos, simplificação de documentos e requisitos para desburocratizar processos e eliminar filas.
A intenção é usar biometria e reconhecimento facial, por exemplo, para garantir tanto a segurança dos dados que foram coletados quanto a precisão do registro de entrada dos turistas internacionais no Brasil. As técnicas evitam, por exemplo, duplicações ou registros incorretos. É importante lembrar que 65% dos argentinos, 92% dos paraguaios e 74% dos uruguaios chegaram ao Brasil pela via terrestre em 2023.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.