29/11/2023 – Um bate-papo produtivo para aproximar o setor privado do público e fortalecer a cadeia turística local e que precisa se repetir. Foi assim que empresários do trade turístico de Sergipe descreveram o Conexão Embratur em Aracaju, ocorrido na última segunda-feira (27). O evento foi uma parceria do Sebrae com a Agência e contou com 16 participantes entre donos de restaurante, operadores, receptivos, guias, empresários e estudantes de turismo.
Com o tema “Guia para a Competitividade e Promoção Internacional do Turismo”, o Conexão desta semana abordou assuntos como afroturismo, gestão baseada em dados, a criação de experiências autênticas (que é o que o turista internacional procura), adoção de práticas sustentáveis, descarbonização e outras possibilidades para se promover um turismo sustentável e fortalecimento de marca.
Um dos participantes foi o holandês Harry Andre Boersma, proprietário do restaurante Parati Beach Club que mora na capital sergipana há 9 anos. Questionado sobre a importância do workshop, o empresário destacou que é uma forma de o setor local unir forças com o governo para um trabalho conjunto que fortaleça a região. “Seria bom ser feito de novo, num formato de workshop de alguns dias, reunindo a gestão pública do estado, especialistas e o setor produtivo”, sugeriu.
Assessor da Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas, Paulo Albuquerque destacou que o encontro promoveu a profissionalização do trade, mas também um espaço de diálogo entre diversos players da cadeia de turismo de Sergipe. “Eles puderam conversar e perceber que Aracaju tem diversos produtos e, por uma falta de diálogo, não há um produto tão bem estruturado, ou uma estratégia de comunicação clara, coisas simples de se fazer que ajudam a alavancar as vendas e trazer mais turistas internacionais”, avaliou.
“Também falamos dos valores da Embratur e como temos trabalhado com o afroturismo, a sustentabilidade, a inovação e o audiovisual, por exemplo. A ideia foi proporcionar um espaço de diálogo e ouvimos muito os participantes, que pediram para voltarmos. É uma parceria perene entre a Embratur e o Sebrae e que tem tudo para continuar rodando, levando conteúdos e tendências para a ponta, e gerando provocações e diálogo”, acrescentou.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.