CAPACITAÇÃO

Trade turístico de Sergipe participa de capacitação do Conexão Embratur

Parceria entre a Agência e o Sebrae, workshop reuniu donos de restaurante, operadores, receptivos, guias, empresários e estudantes para fortalecer a rede local

Divulgação/Embratur
Workshop contou com a participação de 16 integrantes do trade turístico sergipano

29/11/2023 – Um bate-papo produtivo para aproximar o setor privado do público e fortalecer a cadeia turística local e que precisa se repetir. Foi assim que empresários do trade turístico de Sergipe descreveram o Conexão Embratur em Aracaju, ocorrido na última segunda-feira (27). O evento foi uma parceria do Sebrae com a Agência e contou com 16 participantes entre donos de restaurante, operadores, receptivos, guias, empresários e estudantes de turismo.

Com o tema “Guia para a Competitividade e Promoção Internacional do Turismo”, o Conexão desta semana abordou assuntos como afroturismo, gestão baseada em dados, a criação de experiências autênticas (que é o que o turista internacional procura), adoção de práticas sustentáveis, descarbonização e outras possibilidades para se promover um turismo sustentável e fortalecimento de marca. 

Um dos participantes foi o holandês Harry Andre Boersma, proprietário do restaurante Parati Beach Club que mora na capital sergipana há 9 anos. Questionado sobre a importância do workshop, o empresário destacou que é uma forma de o setor local unir forças com o governo para um trabalho conjunto que fortaleça a região. “Seria bom ser feito de novo, num formato de workshop de alguns dias, reunindo a gestão pública do estado, especialistas e o setor produtivo”, sugeriu.

Assessor da Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas, Paulo Albuquerque destacou que o encontro promoveu a profissionalização do trade, mas também um espaço de diálogo entre diversos players da cadeia de turismo de Sergipe. “Eles puderam conversar e perceber que Aracaju tem diversos produtos e, por uma falta de diálogo, não há um produto tão bem estruturado, ou uma estratégia de comunicação clara, coisas simples de se fazer que ajudam a alavancar as vendas e trazer mais turistas internacionais”, avaliou.

“Também falamos dos valores da Embratur e como temos trabalhado com o afroturismo, a sustentabilidade, a inovação e o audiovisual, por exemplo. A ideia foi proporcionar um espaço de diálogo e ouvimos muito os participantes, que pediram para voltarmos. É uma parceria perene entre a Embratur e o Sebrae e que tem tudo para continuar rodando, levando conteúdos e tendências para a ponta, e gerando provocações e diálogo”, acrescentou.