ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS

Missão empresarial em Portugal apresentou destinos piauienses à Europa

A Embratur, em parceria com o Sebrae, participou da viagem que teve troca de experiência e boas práticas com o governo e empresários lusitanos

Divulgação/Embratur
Empresários do setor turístico do Piauí durante missão em Portugal no final de novembro

04/12/2023 – O balanço da missão empresarial piauiense a Portugal, ocorrido no final do mês passado, foi bastante positivo e deve render frutos para o trade turístico do estado nordestino. Reuniões com operadoras de turismo, donos de vinícolas e a oportunidade de apresentar os destinos do Piauí para o mercado europeu, além de um encontro para trocas de experiências entre a Embratur e a Turismo Portugal (agência respectiva portuguesa), foram alguns dos trunfos da missão promovida pela Visit Brazil Travel Association (VBRATA) e liderada pelo Sebrae-PI entre os dias 21 e 24 de novembro.

A VBRATA elegeu o estado como destino do ano em Portugal e é responsável pela campanha digital “Bora ali, no Piauí?”, que, durante o mês de novembro, apresenta o estado como destino internacional. O Piauí é um destino estratégico por fazer parte da chamada Rota das Emoções – que inclui, também, o Maranhão e o Ceará –, sendo Portugal um dos cinco principais mercados emissores de turistas para o Piauí e o sétimo em emissor de turistas para o Brasil, segundo levantamento da Embratur. 

De acordo com o relato da coordenadora de Parceria e Desenvolvimento de Mercado da Embratur, Carina Camara, um dos pontos altos do encontro foi a rodada de negócios entre os 16 empresários do Piauí e as operadoras portuguesas, que propiciou a criação de redes de contato e a apresentação do estado para os representantes portugueses, que demonstraram interesse especial na Serra da Capivara, destino já conhecido dos franceses e que tem voos a partir de uma conexão em Recife (PE).

O Brasil lá fora
A Embratur também participou da rodada de conversa com as operadoras. “Foi bom para entendermos como essas empresas estão vendendo os destinos brasileiros, como eles [portugueses] estão enxergando o Brasil. A principal dificuldade para esses turistas virem para o Brasil é o alto custo da passagem. Mas há um otimismo em relação à reaproximação do país do mercado de turismo português a partir do resgate de um Brasil mais inclusivo, diverso e mais preocupado com a sustentabilidade”, afirmou Carina.

Os princípios de inclusão, diversidade e preocupação com o meio ambiente são algumas das exigências de turistas europeus na hora de decidirem para onde irão viajar nas férias. “Nos últimos anos, todos os operadores portugueses tiveram uma redução nas vendas de destinos brasileiros, mas querem aumentar as vendas, recolocar os produtos brasileiros nas prateleiras”, acrescentou a coordenadora de Parceria e Desenvolvimento de Mercado da Embratur.

Turismo científico
Sobre a Serra da Capivara, Carina Camara destacou que é um produto relativamente novo e com muitos atrativos. Segundo ela, dos turistas internacionais da Europa, os franceses são os principais visitantes do parque. “Muitos pesquisadores fazem turismo científico. Existe essa identificação até porque é uma região que foi muito estudada pela antropóloga franco-brasileira Niède Guidon”, diz, citando a cientista mundialmente conhecida por sua tese referente ao processo de povoamento das Américas e por sua luta pela preservação do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Outro destino apresentado aos portugueses foi a Rota das Emoções, roteiro turístico criado em 2005 para fortalecer o turismo na região Nordeste que tem como destinos Jericoacoara (CE), o Delta do Parnaíba (PI) e os Lençóis Maranhenses (MA). Nesse caso, o turista europeu tem a oportunidade de fazer um voo direto para Fortaleza (CE), a rota aérea mais rápida da Europa para o Brasil, e completar o trajeto por terra com retorno pelo aeroporto de São Luís (MA).

Embratur e Investe Piauí
A visita da Embratur à Turismo de Portugal serviu para que a Agência trocasse experiência com a correlata portuguesa, já que o país é referência internacional em turismo, setor que representa 15% do PIB português e é a área que mais contribuiu com a recuperação econômica do país, gerando muitos empregos após a fase mais crítica da pandemia de Covid-19. Na mesma linha, os empresários piauienses conheceram vinícolas, hotéis e restaurantes para aprender mais sobre o turismo de experiência, setor que cresce no mundo.

E coube à agência de atração de investimentos Investe Piauí buscar novos recursos estrangeiros para o estado. Os representantes apresentaram para empresários as safras de mel e castanha, a extração de opala do estado, uma das únicas no mundo, além da produção de hidrogênio verde.