INOVAÇÃO

EmbraturLab Sustentabilidade: oito das 15 startups que apresentaram projetos no Pitch Day serão aceleradas

Startups foram avaliadas nessa segunda-feira (4) por critérios como modelo de negócios, escalabilidade, impacto potencial, perfil e histórico da equipe; anúncio das selecionadas será no dia 11 de dezembro

Divulgação/Embratur
Startups tiveram cinco minutos para apresentar projeto a uma banca avaliadora durante o Pitch Day

05/12/23 – Quinze startups semifinalistas do Programa de Aceleração Sustentável da Embratur participaram do Pitch Day, oportunidade em que os participantes fizeram uma apresentação dos seus projetos, nesta segunda-feira (4). Das 15, oito serão aceleradas para desenvolver as propostas. São elas: Move’s (PE), Compre consciente (SP), Ecoe (RJ), Kimanga (CE), Ecoguias (MG), Etrilhas (RJ), Fubá (SP), Incentiv (SC), Braziliando (RJ), Mingoo (SC), Personal 2 Travel (MG), RefilMe (ES), See U App (AL), Square City (DF) e Transcriativa (SC). O EmbraturLab Sustentabilidade, terceiro edital de aceleração da Agência, irá selecionar as startups que proponham as melhores soluções inovadoras para impulsionar práticas de turismo sustentável no Brasil. 

No Pitch Day, as empresas tiveram cinco minutos para mostrar suas ideias para uma banca de avaliadores. Foram considerados oito critérios de avaliação: modelo de negócio; potencial de crescimento e escala do negócio (escalabilidade); relevância do projeto e impacto potencial no turismo; potencial de impacto positivo; experiência da equipe; adequação da equipe e organização do projeto; aderência da solução proposta e motivação empreendedora.

Para a supervisora de Inovação da Embratur, Marina Arruda, as empresas estão bem alinhadas à proposta de impulsionar práticas de turismo sustentável no Brasil.

“A intenção, com esse programa, é encontrar soluções que ajudem a melhorar o setor do turismo e ao mesmo tempo promover a sustentabilidade com impacto socioambiental. As 15 empresas que apresentaram seus projetos no Pitch Day têm propostas bem diversas e aderentes ao tema. Todas estão bem focadas em soluções para um turismo mais sustentável”, comentou.

Cronograma
O anúncio das oito startups selecionadas no Pitch Day será na próxima segunda-feira (11). As escolhidas serão aceleradas e poderão participar de mentorias, eventos do EmbraturLAB e Turistech Hub, além de fazer conexão com especialistas, empresas e com membros da Embratur. Após a finalização do programa, três startups vão receber o valor de R$ 50 mil cada.

O programa de aceleração é desenvolvido em parceria com o Turistech Hub, líder em inovação no turismo do Brasil. Em 2023, a parceria já resultou na aceleração de oito startups, entre 180 inscritas, que apresentaram ideias que foram desde a criação de roteiros para afroturismo e de plataformas para unir turistas que viajam sozinhos até o uso de chips virtuais para melhorar a comunicação de turistas estrangeiros em solo brasileiro.

Confira o cronograma completo da aceleração no site do EmbraturLAB: https://inovacao.embraturlab.com.br/aceleracao/.