TURISMO E AUDIOVISUAL
Embratur participa da abertura da 13ª edição do Programa Exporta Mais Brasil
Iniciativa da ApexBrasil pretende conectar o comércio exterior a empreendedores brasileiros; Embratur mostrou a importância do turismo nesta edição, que tem o cinema como foco
11/12/23 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou, nesta segunda-feira (11), da cerimônia de abertura da 13ª edição do Programa Exporta Mais Brasil. A iniciativa da ApexBrasil, que passou por 12 estados brasileiros, tem o objetivo de conectar o comércio exterior a empreendedores de todo o país. Nesta etapa, em Brasília, o audiovisual produzido no Brasil foi o foco do programa.
A etapa na capital do país finaliza o calendário de 2023. Oito convidados internacionais do setor audiovisual da China, Rússia, Singapura, Alemanha, Bélgica e Portugal foram convidados a participar de rodadas de negócios com 24 produtoras nacionais de cinema. As reuniões serão de forma simultânea à 56ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Apostar no audiovisual nacional na promoção do Brasil no exterior faz parte do plano de ações da Embratur. O presidente da Agência, Marcelo Freixo, ressaltou a importância do turismo associado ao audiovisual como produto de exportação.
“O turismo deve ser pensado e trabalhado como exportação. Já exportamos a nossa cultura, nossa gastronomia, nossas belezas naturais, nossa ancestralidade e, junto a isso, exportamos o sentimento de cada pessoa que visita o Brasil. O turismo também é audiovisual e o audiovisual está dentro do campo da cultura e deve ser trazido para o campo da economia, pois assim estamos gerando emprego e renda, e trabalhando a imagem do Brasil no exterior”, pontuou.
Freixo também comparou o crescimento do turismo com o do setor energético brasileiro.
“O turismo tem tido um crescimento em ascensão. Enquanto a economia de óleo e gás representa 12% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, o turismo já chega a 8% do PIB. E temos que pensar que o petróleo pode acabar, mas o turismo não. Neste ano, iremos recuperar o número de turistas internacionais que entraram no Brasil no período pré-pandemia. E pode ser que, até o final do ano, a gente supere 2014, o ano da Copa, em turistas estrangeiros. É por isso que precisamos pensar na promoção do Brasil no exterior, e o audiovisual é uma excelente vitrine”, avaliou.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, afirmou que a entidade possui uma aliança com a Embratur na promoção do Brasil no exterior e no fomento do audiovisual brasileiro como produto de exportação.
“A nossa intenção com o Programa Exporta Mais Brasil é promover maior interiorização do comércio exterior do Brasil, trazendo compradores internacionais. Em Brasília, trouxemos co-investidores e produtores para se encontrarem com potenciais exportadores de serviços audiovisuais. Brasília é palco de uma cena audiovisual muito rica. Não temos como trabalhar a promoção do nosso país no mundo sem ter a cultura como aliada”, afirmou.
Além dos presidentes da Embratur e da ApexBrasil, estiveram na solenidade a diretora da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, e o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
Edital de Curtas ‘Brasil com S’
A Embratur lançou, neste ano, um projeto inédito que promove o turismo por meio do audiovisual. O Edital de Curtas ‘Brasil com S’, finalizado na última semana, irá promover os destinos turísticos brasileiros por meio de produções audiovisuais de curta-metragem associadas aos pilares da Marca Brasil e à estratégia de promoção internacional da Agência.
A Embratur recebeu 410 projetos que visam apresentar, por meio do audiovisual, destinos nacionais, experiências gastronômicas, musicais, afroturismo e LGBTQ+. Os participantes enviaram à Embratur 109 projetos do gênero ficção, 21 de animação e 280 documentários. Agora, a comissão julgadora fará a classificação dos concorrentes. Dos inscritos, 121 são geridos por sócios autodeclarados pessoas pretas, pardas, indígenas ou PCDs.
As obras devem ter o formato de ficção, animação ou documentário. Cada projeto selecionado terá R$ 60 mil para a produção do curta, totalizando um investimento de R$ 300 mil. Saiba mais em: https://audiovisual.embratur.com.br/.
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