MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Em encontro em Dubai, Belém (PA) é confirmada como sede da COP-30

30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas acontecerá em novembro de 2025; decisão aconteceu em plenária da COP-28 em Dubai

Bruna Brandão/MTur
Capital paraense vai receber evento da ONU para discutir mudanças climáticas no final de 2025

11/12/2023 – A cidade de Belém (PA) foi confirmada, oficialmente, a sede da 30ª Edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30). A cúpula da COP-28, que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, confirmou em plenária, por consenso, a capital paraense como coração do encontro de 2025. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, parabenizou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, e o ministro do Turismo, Celso Sabino, pela decisão.

O evento está previsto para ocorrer em novembro de 2025 e atrairá delegações e comitivas de todo o mundo. Será uma grande oportunidade para o Brasil reforçar sua postura de liderança no debate sobre mudanças climáticas. “Isso mesmo, a COP em um estado amazônico para fazer um debate muito profundo sobre responsabilidade climática, sustentabilidade e modelo de desenvolvimento. Parabéns ao presidente Lula, à ministra Marina e ao ministro Celso Sabino, do Turismo”, afirmou Freixo.

O presidente da Embratur destacou que o turismo é uma atividade que pode ser diretamente atrelada à preservação ambiental. É uma maneira, por exemplo, de fazer com que a fauna e a flora vivas sejam mais rentáveis preservadas. “O turismo é uma grande atividade para gerar emprego e renda com sustentabilidade. E a gente sabe o quanto o turismo pode ser a solução para o Brasil e, principalmente, para a Amazônia. Parabéns ao Brasil mais uma vez”, reforçou.

A candidatura do Brasil como sede da COP-30 aconteceu em janeiro. O documento que indicava Belém como sede da COP-30 foi assinado pela ONU em 18 de maio. No entanto, ainda era preciso que o plenário da conferência oficializasse a indicação. Na mesma sessão, ficou acertado que a COP-29, de novembro de 2024, acontecerá no Azerbaijão.

COP-30 e G-20
Em março, Marcelo Freixo reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para tratar da participação da Embratur na organização do calendário de eventos da diplomacia mundial que terão o Brasil como sede nos próximos anos. Além da COP-30 em 2025, o Brasil será sede do G-20 em 2024. Ainda em março deste ano, uma comitiva da Embratur foi recebida na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) para tratar do financiamento de projetos ligados à organização da COP-30.

A Embratur também atua junto às empresas que operam os navios de cruzeiro de turismo. A Agência participou do Seatrade 2023, nos Estados Unidos, também em março, onde atuou na atração de embarcações para operarem em rotas fluviais na Amazônia, e também possam servir na COP-30 como um reforço à rede hoteleira de Belém.

“É importante para o evento, mas é fundamental que sejam aproveitados antes e depois, de forma permanente, como um atrativo espetacular para atração de turistas estrangeiros. Precisamos explorar turisticamente, com todo impacto ambiental calculado, reduzido e compensado, os nossos rios navegáveis da Amazônia para o turismo. São experiências que a gente não encontra em outro lugar do planeta”, lembrou o presidente da Embratur ainda em maio.