PARCERIA
Airbnb e Embratur firmam parceria para impulsionar o turismo local no Brasil
Acordo inclui compartilhamento de dados e promoção do Brasil como destino turístico internacional, com destaque para a riqueza cultural e o afroturismo
12/12/2023 – O Airbnb e a Embratur, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, anunciam uma parceria para colaborar nas áreas de interesse comum e impulsionar o turismo internacional no Brasil. O memorando estabelece diretrizes para a cooperação em inteligência mercadológica, promoção turística e iniciativas focadas no afroturismo, reforçando o compromisso da plataforma e da Agência em promover o turismo responsável, sustentável e benéfico para todas as partes envolvidas.
“A parceria com a Embratur reflete o compromisso do Airbnb em contribuir para o desenvolvimento do turismo no Brasil. O Airbnb se orgulha de promover viagens autênticas e está feliz em colaborar com a promoção do afroturismo no país e projetos voltados para o empoderamento econômico das comunidades locais”, afirma Aleksandra Ristovic, gerente de relações institucionais e governamentais do Airbnb no Brasil.
O Airbnb acredita que boas políticas devem criar oportunidades tanto para proprietários de imóveis obterem renda extra como para as comunidades locais que se beneficiam do impacto positivo que o fluxo de hóspedes gera na economia local em diferentes setores como alimentação, transporte e comércio.
Entre as cooperações previstas, está a criação, em conjunto com profissionais e organizações que atuam com afroturismo, de uma rota para promoção do segmento na cidade do Rio de Janeiro como parte do programa #RotasAirbnb, iniciativa da plataforma que promove viagens autênticas e sustentáveis por todo o Brasil ao destacar destinos que valorizam a cultura local e contribuem para a economia das comunidades.
“Este é um passo significativo para fortalecer a presença do Brasil no cenário do turismo internacional. Queremos unir a inteligência de mercado do Airbnb com o conhecimento de quem já faz o afroturismo no Rio de Janeiro para embasar decisões estratégicas inovadoras com o objetivo de atrair turistas e fortalecer o afroempreendedorismo, gerando emprego e renda”, reforçou Marcelo Freixo, Presidente da Embratur.
O Airbnb está comprometido a trabalhar em parceria com o setor público e as comunidades locais para que o turismo possa beneficiar a todos, desde proprietários de imóveis até os diversos setores da economia local, incluindo a economia criativa, pequenos negócios e o artesanato local. A plataforma tem colaborado com diversas regiões no Brasil e, em 2023, firmou acordos de cooperação com os estados do Paraná, Pará e São Paulo para contribuir com o crescimento do turismo e desenvolver o turismo responsável e sustentável nessas localidades.
Sobre a Embratur
A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) é um serviço social autônomo que tem como objetivo o planejamento, a formulação e a implementação das ações de promoção de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior, em cooperação com a administração pública federal. O trabalho da Agência tem como foco ampliar o número de turistas estrangeiros no Brasil.
Em 2023, de janeiro a outubro, 4.782.775 turistas estrangeiros desembarcaram em solo brasileiro, de acordo com o Portal de Dados da Embratur. O número apresenta uma alta de 74% em relação a todo o ano de 2022. Já em relação aos gastos dos viajantes internacionais, cerca de R$ 28 bilhões foram injetados, no mesmo período, na economia brasileira.
Sobre o Airbnb
O Airbnb nasceu em 2007, quando dois anfitriões receberam três hóspedes em sua casa em São Francisco. Hoje, a plataforma conta com mais de 4 milhões de anfitriões que já receberam 1,5 bilhão de hóspedes em quase todos os países do mundo. Todos os dias, os anfitriões oferecem acomodações e experiências únicas que possibilitam que os hóspedes se conectem com as comunidades de uma maneira mais autêntica.
Notícias recentes
Presidente da Embratur negocia na Câmara dos Deputados benefício fiscal para setor do turismoAVISO DE ABERTURA DE SESSÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE – EMBRATUR/GPPMD nº 02/2022
Joinville (SC) será o próximo destino de capacitação da Embratur
Embratur, GRU Airport e Condor debatem retorno de voos Alemanha-Brasil
Conectividade em alta: Embratur participa de lançamento da Jetsmart de voos Brasil-Chile e Brasil-Argentina
Embratur participa do 4º Fórum CLIA Brasil 2022
Em Guayaquil, Embratur se reúne com associações para criar oportunidades de negócios
Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur
Roadshows pela Europa: Embratur inicia ciclo de rodada de negócios
Gestores de turismo de Recife (PE) recebem capacitação para promover turismo internacional
Ver mais notícias