FEIRA

Salão do Turismo: Estratégia da Embratur de promoção do turismo de sol e praia é debatida em mesa redonda

Coordenadora de Parceria e Desenvolvimento de Mercado da Embratur, Carina Camara destacou a força desse mercado no Brasil e a importância de se conhecer o cliente 
Renato Vaz/Embratur
Coordenadora de Parceria e Desenvolvimento de Mercado da Embratur, Carina Camara, apresenta as estratégias da Agência para o turismo de sol e praia

16/12/2023 – Sol, praia, sustentabilidade e o desafio de encontrar a melhor experiência para o turista certo, essa foi a fala da coordenadora de Parceria e Desenvolvimento de Mercado da Embratur, Carina Camara, durante a mesa redonda sobre Turismo de Sol e Praia, no Salão Nacional do Turismo, neste sábado (16). Carina Camara falou para o público presente sobre as ferramentas para agregar valor às experiências dos turistas e quais serão os mercados estratégicos do segmento no exterior para 2024.

A gestora ainda explicou como tem sido o trabalho desenvolvido pela Embratur. “Queria agradecer o MTur e o Sesc/Senac pelo convite à Agência para participar dessas mesas redondas. Hoje fizemos a mesa de Sol e Praia e conseguimos falar sobre experiências, a nova forma da Embratur trabalhar com o mercado internacional e as estratégias para Sol e Praia”, agradeceu.

Sobre a estratégia de Sol e praia no Brasil, Carina Camara destacou o programa Bandeira Azul, voltado para a conscientização de tomadores de decisão e da população sobre a importância de proteção  das praias e da vida marinha. O país tem 31 praias e 11 marinas com o certificado ambiental.

No caso dos mercados estratégicos, ela destacou, por exemplo, a Alemanha, em que o Brasil trabalha para se reposicionar como mercado sustentável, e a Argentina, que é o maior emissor de turistas internacionais para o Brasil e que o país trabalha para fortalecer o ramo de resorts, muito procurado pelos hermanos, e que competimos na oferta com México, Cuba e Caribe. Outros mercados são Bolívia, Estados Unidos, Paraguai, Portugal e Uruguai.

A coordenadora ainda destacou a necessidade de provocar uma sinergia com diferentes produtos. “O turismo de Sol e Praia já é um atrativo do Brasil. Então, o que podemos fazer para fortalecê-lo? É importante agregar valor. Fazemos isso com gastronomia, artesanato, cultura, povos indígenas, esportes, ecoturismo e luxo. A Embratur tem focado em experiências. E tudo que o turista consome pode virar uma experiência. Até comer uma ostra. Não é a mesma coisa comer sentado na mesa de um restaurante, ou sentado debaixo de uma árvore na beira da praia”,exemplificou.

A nova Embratur
Carina Câmara começou a apresentação falando do papel da nova Embratur, “promover as experiências e destinos turísticos brasileiros no exterior”. “Nós trabalhamos para encantar o turista internacional e dinamizar negócios para transformar a vida das pessoas pelo turismo de forma sustentável”, disse.

A coordenadora de Parceria e Desenvolvimento de Mercado da Embratur lembrou que consumidores diferentes têm demandas e preferências diferentes, é importante conhecê-los “para oferecer a experiência correta no destino correto”. “A experiência de um turista depende do funcionamento do conjunto. Onde ele vai dormir? Que lugares vai visitar? O que fará? O que vai comer? É preciso ter essas respostas”, elencou.

Outro ponto destacado na fala da representante da Agência é que a sustentabilidade é um diferencial para agências, pousadas, hotéis e receptivos. A palestrante também destacou as ferramentas que a Embratur tem para promover o Brasil no exterior, com campanhas publicitárias (feitas este ano na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina), viagens de familiarização, convites a jornalistas e participação em feiras de turismo, por exemplo.

A turismóloga Laís Vitória Machado de Lima acompanhou a apresentação. Ela contou que não está atuando na área, mas que deseja muito começar a trabalhar com o tema. “Eu sou formada em turismo há quase dois anos e me empolgo muito com essa área. Vim conhecer um pouco mais sobre essas experiências. Como estou com a intenção de entrar no mercado, vim saber como funciona essa área de Sol e Praia. O turismo é importante. É conhecer o local, ter experiências, conhecer a gastronomia, a história, tudo”, elogiou. A mesa redonda também contou com apresentações sobre turismo de luxo, turismo de lua de mel e de casamentos e turismo de aventura com rally.

A Embratur é parceira do Ministério do Turismo na feira, que é a maior vitrine do turismo brasileiro, com a presença de empresas do trade turístico nacional e representantes governamentais. O evento, que começou nesta sexta-feira (15), segue até domingo (17) na Arena BRB Mané Garrincha, na área central de Brasília. 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.