FEIRA
Salão do Turismo: Estratégia da Embratur de promoção do turismo de sol e praia é debatida em mesa redonda
Coordenadora de Parceria e Desenvolvimento de Mercado da Embratur, Carina Camara destacou a força desse mercado no Brasil e a importância de se conhecer o cliente
16/12/2023 – Sol, praia, sustentabilidade e o desafio de encontrar a melhor experiência para o turista certo, essa foi a fala da coordenadora de Parceria e Desenvolvimento de Mercado da Embratur, Carina Camara, durante a mesa redonda sobre Turismo de Sol e Praia, no Salão Nacional do Turismo, neste sábado (16). Carina Camara falou para o público presente sobre as ferramentas para agregar valor às experiências dos turistas e quais serão os mercados estratégicos do segmento no exterior para 2024.
A gestora ainda explicou como tem sido o trabalho desenvolvido pela Embratur. “Queria agradecer o MTur e o Sesc/Senac pelo convite à Agência para participar dessas mesas redondas. Hoje fizemos a mesa de Sol e Praia e conseguimos falar sobre experiências, a nova forma da Embratur trabalhar com o mercado internacional e as estratégias para Sol e Praia”, agradeceu.
Sobre a estratégia de Sol e praia no Brasil, Carina Camara destacou o programa Bandeira Azul, voltado para a conscientização de tomadores de decisão e da população sobre a importância de proteção das praias e da vida marinha. O país tem 31 praias e 11 marinas com o certificado ambiental.
No caso dos mercados estratégicos, ela destacou, por exemplo, a Alemanha, em que o Brasil trabalha para se reposicionar como mercado sustentável, e a Argentina, que é o maior emissor de turistas internacionais para o Brasil e que o país trabalha para fortalecer o ramo de resorts, muito procurado pelos hermanos, e que competimos na oferta com México, Cuba e Caribe. Outros mercados são Bolívia, Estados Unidos, Paraguai, Portugal e Uruguai.
A coordenadora ainda destacou a necessidade de provocar uma sinergia com diferentes produtos. “O turismo de Sol e Praia já é um atrativo do Brasil. Então, o que podemos fazer para fortalecê-lo? É importante agregar valor. Fazemos isso com gastronomia, artesanato, cultura, povos indígenas, esportes, ecoturismo e luxo. A Embratur tem focado em experiências. E tudo que o turista consome pode virar uma experiência. Até comer uma ostra. Não é a mesma coisa comer sentado na mesa de um restaurante, ou sentado debaixo de uma árvore na beira da praia”,exemplificou.
A nova Embratur
Carina Câmara começou a apresentação falando do papel da nova Embratur, “promover as experiências e destinos turísticos brasileiros no exterior”. “Nós trabalhamos para encantar o turista internacional e dinamizar negócios para transformar a vida das pessoas pelo turismo de forma sustentável”, disse.
A coordenadora de Parceria e Desenvolvimento de Mercado da Embratur lembrou que consumidores diferentes têm demandas e preferências diferentes, é importante conhecê-los “para oferecer a experiência correta no destino correto”. “A experiência de um turista depende do funcionamento do conjunto. Onde ele vai dormir? Que lugares vai visitar? O que fará? O que vai comer? É preciso ter essas respostas”, elencou.
Outro ponto destacado na fala da representante da Agência é que a sustentabilidade é um diferencial para agências, pousadas, hotéis e receptivos. A palestrante também destacou as ferramentas que a Embratur tem para promover o Brasil no exterior, com campanhas publicitárias (feitas este ano na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina), viagens de familiarização, convites a jornalistas e participação em feiras de turismo, por exemplo.
A turismóloga Laís Vitória Machado de Lima acompanhou a apresentação. Ela contou que não está atuando na área, mas que deseja muito começar a trabalhar com o tema. “Eu sou formada em turismo há quase dois anos e me empolgo muito com essa área. Vim conhecer um pouco mais sobre essas experiências. Como estou com a intenção de entrar no mercado, vim saber como funciona essa área de Sol e Praia. O turismo é importante. É conhecer o local, ter experiências, conhecer a gastronomia, a história, tudo”, elogiou. A mesa redonda também contou com apresentações sobre turismo de luxo, turismo de lua de mel e de casamentos e turismo de aventura com rally.
A Embratur é parceira do Ministério do Turismo na feira, que é a maior vitrine do turismo brasileiro, com a presença de empresas do trade turístico nacional e representantes governamentais. O evento, que começou nesta sexta-feira (15), segue até domingo (17) na Arena BRB Mané Garrincha, na área central de Brasília.
Notícias recentes
Presidente da Embratur negocia na Câmara dos Deputados benefício fiscal para setor do turismoAVISO DE ABERTURA DE SESSÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE – EMBRATUR/GPPMD nº 02/2022
Joinville (SC) será o próximo destino de capacitação da Embratur
Embratur, GRU Airport e Condor debatem retorno de voos Alemanha-Brasil
Conectividade em alta: Embratur participa de lançamento da Jetsmart de voos Brasil-Chile e Brasil-Argentina
Embratur participa do 4º Fórum CLIA Brasil 2022
Em Guayaquil, Embratur se reúne com associações para criar oportunidades de negócios
Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur
Roadshows pela Europa: Embratur inicia ciclo de rodada de negócios
Gestores de turismo de Recife (PE) recebem capacitação para promover turismo internacional
Ver mais notícias