FEIRA

Salão do Turismo: Estratégia da Embratur de promoção do turismo de sol e praia é debatida em mesa redonda

Coordenadora de Parceria e Desenvolvimento de Mercado da Embratur, Carina Camara destacou a força desse mercado no Brasil e a importância de se conhecer o cliente 

Renato Vaz/Embratur
Coordenadora de Parceria e Desenvolvimento de Mercado da Embratur, Carina Camara, apresenta as estratégias da Agência para o turismo de sol e praia

16/12/2023 – Sol, praia, sustentabilidade e o desafio de encontrar a melhor experiência para o turista certo, essa foi a fala da coordenadora de Parceria e Desenvolvimento de Mercado da Embratur, Carina Camara, durante a mesa redonda sobre Turismo de Sol e Praia, no Salão Nacional do Turismo, neste sábado (16). Carina Camara falou para o público presente sobre as ferramentas para agregar valor às experiências dos turistas e quais serão os mercados estratégicos do segmento no exterior para 2024.

A gestora ainda explicou como tem sido o trabalho desenvolvido pela Embratur. “Queria agradecer o MTur e o Sesc/Senac pelo convite à Agência para participar dessas mesas redondas. Hoje fizemos a mesa de Sol e Praia e conseguimos falar sobre experiências, a nova forma da Embratur trabalhar com o mercado internacional e as estratégias para Sol e Praia”, agradeceu.

Sobre a estratégia de Sol e praia no Brasil, Carina Camara destacou o programa Bandeira Azul, voltado para a conscientização de tomadores de decisão e da população sobre a importância de proteção  das praias e da vida marinha. O país tem 31 praias e 11 marinas com o certificado ambiental.

No caso dos mercados estratégicos, ela destacou, por exemplo, a Alemanha, em que o Brasil trabalha para se reposicionar como mercado sustentável, e a Argentina, que é o maior emissor de turistas internacionais para o Brasil e que o país trabalha para fortalecer o ramo de resorts, muito procurado pelos hermanos, e que competimos na oferta com México, Cuba e Caribe. Outros mercados são Bolívia, Estados Unidos, Paraguai, Portugal e Uruguai.

A coordenadora ainda destacou a necessidade de provocar uma sinergia com diferentes produtos. “O turismo de Sol e Praia já é um atrativo do Brasil. Então, o que podemos fazer para fortalecê-lo? É importante agregar valor. Fazemos isso com gastronomia, artesanato, cultura, povos indígenas, esportes, ecoturismo e luxo. A Embratur tem focado em experiências. E tudo que o turista consome pode virar uma experiência. Até comer uma ostra. Não é a mesma coisa comer sentado na mesa de um restaurante, ou sentado debaixo de uma árvore na beira da praia”,exemplificou.

A nova Embratur
Carina Câmara começou a apresentação falando do papel da nova Embratur, “promover as experiências e destinos turísticos brasileiros no exterior”. “Nós trabalhamos para encantar o turista internacional e dinamizar negócios para transformar a vida das pessoas pelo turismo de forma sustentável”, disse.

A coordenadora de Parceria e Desenvolvimento de Mercado da Embratur lembrou que consumidores diferentes têm demandas e preferências diferentes, é importante conhecê-los “para oferecer a experiência correta no destino correto”. “A experiência de um turista depende do funcionamento do conjunto. Onde ele vai dormir? Que lugares vai visitar? O que fará? O que vai comer? É preciso ter essas respostas”, elencou.

Outro ponto destacado na fala da representante da Agência é que a sustentabilidade é um diferencial para agências, pousadas, hotéis e receptivos. A palestrante também destacou as ferramentas que a Embratur tem para promover o Brasil no exterior, com campanhas publicitárias (feitas este ano na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina), viagens de familiarização, convites a jornalistas e participação em feiras de turismo, por exemplo.

A turismóloga Laís Vitória Machado de Lima acompanhou a apresentação. Ela contou que não está atuando na área, mas que deseja muito começar a trabalhar com o tema. “Eu sou formada em turismo há quase dois anos e me empolgo muito com essa área. Vim conhecer um pouco mais sobre essas experiências. Como estou com a intenção de entrar no mercado, vim saber como funciona essa área de Sol e Praia. O turismo é importante. É conhecer o local, ter experiências, conhecer a gastronomia, a história, tudo”, elogiou. A mesa redonda também contou com apresentações sobre turismo de luxo, turismo de lua de mel e de casamentos e turismo de aventura com rally.

A Embratur é parceira do Ministério do Turismo na feira, que é a maior vitrine do turismo brasileiro, com a presença de empresas do trade turístico nacional e representantes governamentais. O evento, que começou nesta sexta-feira (15), segue até domingo (17) na Arena BRB Mané Garrincha, na área central de Brasília.